Reconhecimento

FURG recebe premiação internacional durante conferência na Itália

Artigo premiado é de autoria de professores do Programa de Pós-graduação em Computação em parceria com docente da Espanha

25 de Julho de 2022 - 22h15 Corrigir A + A -
O prêmio recebido pela equipe é o de melhor trabalho do evento FUZZ-IEEE, considerado o maior evento da área lógica fuzzy, sendo destaque dentre centenas de artigos de autores do mundo todo. (Foto: Divulgação - DP)

O prêmio recebido pela equipe é o de melhor trabalho do evento FUZZ-IEEE, considerado o maior evento da área lógica fuzzy, sendo destaque dentre centenas de artigos de autores do mundo todo. (Foto: Divulgação - DP)

Na última semana, professores do Programa de Pós-graduação em Computação da FURG (PPGCOMP) participaram do congresso internacional em inteligência computacional IEEE World Congress on Computational Intelligence, realizado na cidade de Padova, na Itália. Na oportunidade, os representantes da universidade receberam uma premiação pelo artigo “Applying d-XChoquet integrals in classification problems”, que utiliza de uma nova família de funções apta a considerar o relacionamento entre dados para solucionar problemas de classificação.
 
O trabalho é assinado pelos docentes Jonata Wieczynski, Giancarlo Lucca, Eduardo Borges, Leonardo Emmendorfer, Mikel Ferrero-Jaurrieta, Graçaliz Dimuro e Humberto Bustince. De acordo com Borges, a premiação coloca o PPGCOMP da FURG em destaque internacional. “Este reconhecimento mostra nosso potencial para usar a inteligência artificial (IA) não aplicada na robótica, mas sim nos próprios fundamentos de IA”.

A Pesquisa
De acordo o professor visitante do PPGCOM, Giancarlo Lucca, o trabalho considera a melhoria do raciocínio utilizado pelos computadores para tratar de problemas de classificação, este que é um dos desafios mais conhecidos quando o assunto é Inteligência Artificial. “A pesquisa foi realizada por pesquisadores do grupo de Gestão da Informação (Ginfo) e Computação Flexível (CFLEX) e professores do PPGCOMP da FURG em parceria com membros do Grupo de Investigación en Inteligencia Artificial y Razonamiento Aproximado (GIARA) da Universidad Pública de Navarra (UPNA), na Espanha.

Ainda segundo Giancarlo, o evento IEEE World Congress on Computational Intelligence (do inglês Congresso Mundial em Inteligência Computacional) é o maior evento técnico em inteligência computacional do mundo, “sendo que a conferência é realizada pela IEEE Computational Intelligence Society (CIS), que é uma organização líder em pesquisa interdisciplinar inovativa”, explicou o professor. Na prática, o evento é composto três diferentes subeventos, “International Joint Conference on Neural Networks” (IJCNN 2022), “IEEE International Conference on Fuzzy Systems (FUZZ-IEEE 2022)”, e “IEEE Congress on Evolutionary Computation (IEEE CEC 2022)”. O prêmio recebido pela equipe é o de melhor trabalho do evento FUZZ-IEEE, considerado o maior evento da área lógica fuzzy, sendo destaque dentre centenas de artigos de autores do mundo todo.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados