Zona Sul

Furg assina termo de intenção para desenvolvimento de tecnologia em parceria com a Portos RS

Parceria foi concretizada durante visita do governador a Rio Grande

23 de Julho de 2021 - 18h18 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Parceria prevê o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades locais de tráfego aquaviário seguro  (Foto: Divulgação - DP)

Parceria prevê o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades locais de tráfego aquaviário seguro (Foto: Divulgação - DP)

Durante a última quinta-feira, 22, o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), esteve cumprindo agenda na cidade do Rio Grande a convite do superintendente dos portos do RS, Fernando Estima. Na oportunidade, o reitor da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo - além de acompanhar a visitação de forma integral -, assinou um termo de intenções com a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) como parte dos projetos tecnológicos de aprimoramento do Superporto.

No terminal de Containers (Tecon), durante o “Salão de Negócios”, empresários apresentaram projetos em andamento para a melhoria do complexo portuário. Na ocasião, FURG, Portos RS e Sindicato dos Terminais Marítimos de Graneis Sólidos e Líquidos em Geral e de Containers no Porto do Rio Grande (Sintermar/RG) assinaram um documento para oficializar a parceria entre as instituições. O termo estipula o desenvolvimento de tecnologias para segurança e controle de tráfego aquaviário no canal de acesso ao terminal portuário de Rio Grande, projetado por meio da unidade iTec-FURG/Embrapii, ligada ao Parque Científico e Tecnológico da universidade (Oceantec).

De acordo com o documento, a Furg unirá esforços com as áreas técnicas da Portos RS e terminais portuários adjuntos para desenvolver, de forma permanente, tecnologias que atendam às necessidades locais de tráfego aquaviário seguro e eficiente e que possam posteriormente ser compartilhadas com outros portos brasileiros. A estimativa de início efetivo das atividades conjuntas está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Para Giroldo, a parceria proporciona mais competitividade ao porto, oferecendo tecnologia de ponta na área de ciência de dados, simulação de manobras navais e coleta e tratamento de dados ambientais. “Isso vai alçar o porto a um patamar mais elevado em nível tecnológico, além de aumentar a capacidade de atração de cargas e investimentos”, explicou o reitor.

Ainda segundo Giroldo, para a universidade é muito importante contribuir para esse processo de desenvolvimento territorial, aplicando tecnologias desenvolvidas aqui, que, por sua vez, acabam por contribuir diretamente com a geração de trabalho, emprego e renda no território em que a FURG está inserida.

Agenda do governador

A visita do gestor estadual passou, também, pela Yara Brasil, onde foi inaugurada de maneira simbólica a linha de transmissão de energia, construída em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE); e, por fim, encerrando sua passagem pela cidade, Leite, participou de um ato junto à prefeitura para a assinatura do termo de cooperação junto à Portos RS. Durante sua visitação, o governador anunciou o projeto de ampliação do distrito industrial do município, o qual contará com o investimento privado de cerca de 9.4 bilhões de reais.

Segundo informações do governo estadual, o investimento é oriundo de 17 empresas que, em conjunto, proporcionarão mais de onze mil postos de trabalho no complexo industrial e portuário da cidade.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados