Arraial

Fejunahe de volta à praça central Marquês de Herval

Com 35 anos de tradição, festa junina em homenagem ao padroeiro do município será retomada presencialmente a partir desta quinta-feira

22 de Junho de 2022 - 13h11 Corrigir A + A -

Por: Cíntia Piegas
cintiap@diariopopular.com.br 

Rainha e princesas estiveram no Diário Popular para divulgar o tradicional evento (Foto: Jô Folha - DP)

Rainha e princesas estiveram no Diário Popular para divulgar o tradicional evento (Foto: Jô Folha - DP)

A partir desta quinta-feira (23), Herval vai ser tomada pelo aroma da pipoca, do quentão, do pinhão e de outras comidas típicas da tradicional festa junina que homenageia o padroeiro da cidade, São João Batista. Já são 35 edições, sendo que as duas últimas foram virtuais em função da pandemia, o que aumenta a expectativa para a realização da Festa Junina de Herval (Fejunahe), na praça Central Marquês de Herval. Com shows gratuitos e participação de 20 expositores, além de muitas bancas recheadas de guloseimas, a comissão organizadora espera ultrapassar os números da última edição presencial, que contabilizou mais de quatro mil pessoas por dia no evento.

“Nossa festa se caracteriza pela diversidade das atrações para o público de todas as idades”, ressaltou a secretária de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Anita Hoffmann. Acompanhada pela corte da festa, a rainha Isabelle Peter, a primeira princesa Luísa Afonso e a segunda princesa Milene Botelho, a secretária lembra ainda que a festa tem como foco movimentar o comércio da cidade, uma vez que fica localizada em torno da praça, e também trabalhar ações sociais, já que o frio este ano veio mais cedo. “Quem doar um quilo de alimento não perecível estará concorrendo a uma televisão 32 polegadas”, adiantou a rainha Isabelle. “Todo o material arrecadado será entregue às famílias em situação de vulnerabilidade social”, completou Luísa Afonso.

Já quem participar da gincana social e cultural, terá que arrecadar material reciclável e agasalhos. A proposta é trabalhar o lado sustentável e solidário da festa junina. E tem muito mais. A princesa Luísa destaca que serão muitas barracas tradicionais, com culinária típica, incluindo pipoca, pé-de-moleque, quentão, amendoim torrado e pinhão. Além disso, haverá dois dias de mateada para curtir as apresentações artísticas, como a da quadrilha da terceira idade, e shows, com Black Bull Band, Felipe Fragoso, Gilson Machado, Expresso da Vanera, Marcelo Morais e Grupo Versão Campeira, Sandro Coelho, Portal 4 e muito mais.

A realização da 35ª Fejunahe é da prefeitura de Herval, através da Secretaria de Cultura, com apoio da Poxley provedor de Internet, que vai disponibilizar sinal de wi-fi gratuito na praça, e erva mate Pantanal.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados