Em festa

Eventos celebram os 138 anos de São Lourenço do Sul

Com práticas esportivas, shows e feiras, prefeitura destaca retomada econômica no município e projeta novidades para o verão

25 de Abril de 2022 - 09h15 Corrigir A + A -
Festividades iniciaram no último dia 18 para comemorar o aniversário (Foto: Divulgação - DP)

Festividades iniciaram no último dia 18 para comemorar o aniversário (Foto: Divulgação - DP)

São Lourenço do Sul teve um final de semana repleto de atividades em comemoração ao seu aniversário de 138 anos, que será celebrado nesta terça-feira (26). Desde o último dia 18, visitas ao gabinete do prefeito, aos museus e a prédios históricos - e ainda torneios esportivos e apresentações artísticas - vêm acontecendo para celebrar a data.

A tarde de sábado foi de movimentação na praça central Dedê Serpa, onde a população foi recepcionada com apresentações musicais, mateada e feira de arte e sustentabilidade, além da exposição de artesanatos. Ao longo da semana, as visitas de escolas ao gabinete do prefeito ainda continuam. Nos demais dias, eventos esportivos também se destacaram, como campeonatos de vôlei, futebol de mesa e torneios de pádel. A entrega de troféus e medalhas ocorreu neste domingo.

Para o prefeito Rudinei Härter (PDT), a comemoração deste ano é especial pela oportunidade de retorno às atividades presenciais ofertadas à população. Ele destaca que a expectativa é de ir estimulando o turismo e o comércio até o verão, quando a cidade costuma ser tomada por visitantes de outros municípios. Härter relembra que no réveillon 2020 eram quase 60 mil pessoas na orla da praia. Nos dois últimos anos, no entanto, o tradicional evento teve que ser cancelado, devido ao cenário imposto pela crise sanitária.

O prefeito promete também uma cidade com novidades para a temporada de verão 2022/23, com uma ciclofaixa que percorre a beira da Lagoa dos Patos, um trapiche em frente ao Hotel das Figueiras e orla revitalizada, inclusive com nova iluminação. Para o gestor, a mensagem para o futuro é uma só: acreditar em São Lourenço do Sul.

História
A então freguesia do Boqueirão se emancipou de Pelotas em 26 de abril de 1884, com a sede do município passando para área próxima ao arroio São Lourenço, em 1890. O status de cidade foi alcançado mais tarde, em 31 de maio de 1938.

Mesmo se destacando pela imigração pomerana, São Lourenço do Sul foi ocupada em um primeiro momento por portugueses pecuaristas no século XVIII, com os 88 primeiros imigrantes alemães chegando em 1858, após acordo entre o prussiano Joseph Rheingantz e o coronel português José Antônio de Oliveira Guimarães. Em pouco tempo, já eram mais de cinco mil alemães na cidade.

Atualmente, o PIB do município é puxado pela produção do campo, com culturas de fumo, milho, arroz e soja, pecuária de corte e leite, além da agricultura familiar. A indústria e o turismo na Lagoa dos Patos são as outras duas principais forças econômicas da cidade.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados