Projeto

Escola rio-grandina inaugura minicidade para crianças

Emei Fraternidade oferece aos alunos a oportunidade de experimentarem relações humanas e de cidadania

23 de Abril de 2022 - 20h13 Corrigir A + A -
Educandário é localizado em um dos bairros mais carentes do município (Foto: Richard Furtado - PMRG)

Educandário é localizado em um dos bairros mais carentes do município (Foto: Richard Furtado - PMRG)

Proporcionar que as crianças tenham uma vivência real de cidadania e vida comunitária, podendo exercitar sua independência dentro de um ambiente seguro, é um dos objetivos do projeto minicidade lançado pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Fraternidade, de Rio Grande.

Localizada em uma das áreas mais carentes e com altos índices de violência da cidade, o bairro Getúlio Vargas, o educandário atende aproximadamente 300 crianças entre zero e seis anos de idade e já é reconhecido por ter ambientes de aprendizagem diferenciados, como sua brinquedoteca, os espaços de artes, ciências e tecnologia, e leitura e movimento, com o objetivo de proporcionar momentos de experimentação, manipulação e descobertas de modo a construir aprendizagens significativas. O espaço também conta com playground, veículos à disposição dos pequenos - triciclos, patinetes e bicicletas - e faixas de segurança ao longo do trajeto, para reforçar a importância do respeito às regras de trânsito.

A minicidade, com ambientes que reproduzem locais específicos, como mercado, ferragem, hospital, lanchonete e salão de beleza, pretende reforçar as experiências dos alunos. “Através da criação da Frater City as crianças têm oportunidade de experimentar como são a vida e as relações humanas no cotidiano, frequentando estabelecimentos, efetuando pagamentos, aprendendo a respeitar regras de trânsito em um ambiente desafiador e educativo”, afirma a vice-diretora, Carla Bastos. A ideia central é, conforme Carla, fazer com que os pequenos aprendam brincando e brinquem enquanto aprendem.

O nascimento do projeto
A ideia partiu das próprias professoras ainda no decorrer de 2021, visando oportunizar o desenvolvimento infantil nas diversas áreas do cotidiano. A realização e parte da montagem da Frater City aconteceu em parceria com empresas da cidade.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados