Zona Sul

Empreendedores são homenageados pela Azonasul

Associação premiou empresas de todos os municípios da região que se destacaram

22 de Dezembro de 2021 - 20h42 Corrigir A + A -
O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, reuniu prefeitos, políticos e empreendedores na noite de terça-feira no auditório do Sicredi, em Pelotas (Foto: Divulgação - DP)

O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, reuniu prefeitos, políticos e empreendedores na noite de terça-feira no auditório do Sicredi, em Pelotas (Foto: Divulgação - DP)

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) entregou o Troféu Empreendedorismo na Zona Sul a 22 personalidades do meio empresarial consideradas destaques na região nos últimos anos. O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, reuniu prefeitos, políticos e empreendedores na noite de terça-feira no auditório do Sicredi, em Pelotas.

Valorizando iniciativas voltadas a inovação, transformação e adaptação, a homenagem feita pela associação ressaltou o esforço das empresas de todas as cidades da Zona Sul para superar as dificuldades econômicas enfrentadas desde 2020, com o começo da pandemia de Covid-19. Presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro (MDB), destacou a união dos gestores da região em torno dos objetivos comuns, sempre com o foco no desenvolvimento regional. Segundo ele, a crise sanitária abalou também o comportamento do consumidor, forçando drásticas mudanças em negócios de pequeno, médio e grande porte. "No entanto, nós gestores tivemos que fazer o mesmo. Tivemos que usar muita criatividade, enxergar oportunidades para levar mais qualidade de vida às nossas comunidades", disse.

Pegoraro ressaltou ainda iniciativas conjuntas dos municípios durante o ano, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI-R) e a pesquisa de vitimização que deverá contar com o apoio do governo do Estado e embasar políticas de segurança pública. A missão de prefeitos a Brasília, em outubro, e a busca pela unificação de legislações e práticas para as políticas de inspeção sanitária nos municípios visando desenvolver o agronegócio na Zona Sul também foram citadas.

Superação de barreiras

A produtora rural Maria Eulalie Melo Fernandes, proprietária da Estância Santa Maria, em Pedras Altas, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo, fizeram pronunciamentos em nome dos homenageados da noite, destacando a iniciativa da Azonasul e valorizando a resiliência dos empreendedores em superar problemas jurídicos, incertezas do mercado e a burocracia. "Todos são vencedores. São pessoas que inspiram e que reafirmam o comprometimento de inovar e empreender. Afinal, o empreender não compreende somente o trabalho empresarial, mas sim, a atitude de superar os desafios, tanto na esfera pública como privada", avaliou o reitor.

Cada uma das prefeituras da Zona Sul definiu o homenageado de seu município. Foram eles:

- Amaral Ferrador: Posto Boa Viagem
- Arroio do Padre: Bella Gema Avicultura Postura
- Arroio Grande: Complexo do Orelha
- Candiota: Sacolão Supermercados
- Canguçu: Grupo Fita Azul
- Capão do Leão: Damaceno Implementos Agrícolas
- Cerrito: Posto do Alemão
- Chuí: Restaurante Habibi
- Herval: Supermercado Casarão
- Jaguarão: Padaria Pane Mio
- Morro Redondo: Indústria de Conservas Geraldo Bertoldi
- Pedras Altas: Estância Santa Maria
- Pedro Osório: Matadouro Esquilador
- Pelotas: Instituto Pesquisas de Opinião (IPO)
- Pinheiro Machado: Estância Guarda Velha
- Piratini: Corpore Sano Esporte Clube
- Rio Grande: Universidade do Rio Grande (Furg)
- Santa Vitória do Palmar: Armazém 1123
- Santana da Boa Vista: Klain Calçados e Confecções
- São Lourenço do Sul: Supermercados Jepsen
- Turuçu: Café Harter


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados