Zona Sul

Defesa Civil monitora cheia da Lagoa dos Patos

Elevação do nível da água tem preocupado rio-grandinos

12 de Novembro de 2019 - 21h00 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

As circunstâncias que requerem maior atenção são as das ruas Lagoa Azul e Marechal Deodoro, no bairro Cidade Nova (Foto: Divulgação - DP)

As circunstâncias que requerem maior atenção são as das ruas Lagoa Azul e Marechal Deodoro, no bairro Cidade Nova (Foto: Divulgação - DP)

Equipes da Defesa Civil monitoraram durante todo o final de semana, e permanecem monitorando, a elevação do nível da água da Lagoa dos Patos em Rio Grande. O trabalho de atenção no sábado e domingo incluiu toda a parte ribeirinha que vai da Av. Major Carlos Pinto até a Rua 15 de Novembro. Os trabalhadores e voluntários da Defesa Civil percorreram também as três ilhas (dos Marinheiros, do Leonídio e Torotama) para verificar a situação dos moradores. De acordo com Ronaldo Victória, integrante do órgão de proteção, até o momento não há nenhum registro de residência atingida pela cheia.

As circunstâncias que requerem maior atenção são as das ruas Lagoa Azul e Marechal Deodoro, no bairro Cidade Nova. Segundo a Defesa Civil, na primeira via, já há situações em que a água chega à soleira das portas das casas. Já na Rua Marechal a água adentrou a via. “O monitoramento nessas regiões está sendo feito manhã, tarde e noite, até duas vezes por turno quando necessário. No caso da Marechal Deodoro a água baixa de 3 a 6 cm, mas torna a subir de novo em novos 6 cm. À medida que acontece a baixa da lagoa, nós aproveitamos para fazer a abertura das comportas para facilitar o escoamento”, explicou Ronaldo.

No sábado, com o apoio de agentes de trânsito, as equipes fecharam o acesso de carros tanto na entrada quanto na saída na Rua Lagoa Azul, para impedir que o trânsito de veículos no local mandasse água para dentro das casas. A via foi liberada na manhã de domingo, mas segue sob supervisão. As equipes supervisionaram também a região ribeirinha localizada detrás da Av. Presidente Vargas, no Saco da Mangueira.

De acordo com a Defesa Civil de Rio Grande, a previsão é de que nesta segunda (11) e terça-feira (12) a água da Lagoa dos Patos continue subindo, muito em razão também da direção dos ventos que acabam por represar a água nessas condições.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados