Pandemia

Covid-19 já atinge 11 municípios da região

Arroio Grande confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus

05 de Junho de 2020 - 19h36 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Paciente de Arroio Grande está hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia (Foto: Milka Camargo - Especial - DP)

Paciente de Arroio Grande está hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia (Foto: Milka Camargo - Especial - DP)

A Zona Sul atingiu o total de 218 casos de novo coronavírus nesta sexta-feira (5) e agora está em 11 municípios. Só em Pelotas, mais seis pessoas tiveram diagnóstico confirmado para a doença. A morte de uma mulher de 55 anos, que estava internada na ala Covid do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) com suspeita da infecção, chegou a ficar sob análise. À tarde, o resultado do exame deu negativo e confirmou que a paciente - diabética e hipertensa - não estava contaminada.

O município de Arroio Grande entrou para as estatísticas oficiais do novo coronavírus. O primeiro caso da doença foi registrado nesta sexta-feira, através de teste rápido. O homem, de 50 anos de idade, está hospitalizado em leito clínico da Santa Casa de Misericórdia.

Em Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul, a sexta-feira dividiu-se entre boa e má notícia. Um total de 58 profissionais do sistema público de saúde, entre Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Policlínica e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Porto, Cohab e Hermenegildo, foram submetidos a testes e todos os resultados deram negativo - destaca a secretária de Saúde, Nóris Gonzales.

Outros dois moradores da cidade, entretanto, confirmaram a doença. Um homem de 48 anos, trabalhador da rede bancária, e uma mulher de 28, profissional da saúde, mas da rede privada. Ambos estavam assintomáticos e já estão em isolamento domiciliar.

Em São Lourenço do Sul, as duas novas notificações também vêm de testes rápidos realizados em laboratórios privados. As duas pessoas já cumpriram isolamento e não apresentam mais sintomas. Outros 23 casos suspeitos são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Rio Grande, o 51° caso de Covid-19 é de uma mulher, de 30 anos de idade, auxiliar de cozinha. A jovem não possui outros problemas de saúde e está em resguardo em casa. O último boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica, no final da tarde de sexta-feira, indicava um total de 25 suspeitos da doença.

Confira o panorama

* Na região
- Total de casos: 218
- Total de municípios: 11

- Pelotas: 111
- Rio Grande: 51
- Canguçu: 27
- Santa Vitória do Palmar: 10
- São Lourenço: 8
- Piratini: 4
- Pinheiro Machado: 3
- Capão do Leão: 1
- Candiota: 1
- Jaguarão: 1
- Arroio Grande: 1

* No Estado: O Rio Grande do Sul registrou mais 573 casos e agora são 11.583 infectados; 72% recuperados. A pandemia já está em 65% do território gaúcho, ao ser registrada em 323 municípios. O número de mortes chegou a 276 até o início da noite de sexta.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados