Zona Sul

Corede Sul recebe presidentes da Azonasul e Copes nesta segunda-feira

Autoridades irão participar de lives no próximo dia 18, a partir das 17h

14 de Outubro de 2021 - 15h12 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro (MDB) será recebido pelo Corede Sul em live na próxima segunda-feira

Presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro (MDB) será recebido pelo Corede Sul em live na próxima segunda-feira

A importância das associações de municípios e consórcios intermunicipais para o desenvolvimento regional foram o tema escolhido para a 8ª atividade do Ciclo de Lives: Conectado com o Desenvolvimento da Região Sul, que celebra os 30 anos do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul).

Na live do dia 18 de outubro, às 17h, debatem o tema o Presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (COPES) e Prefeito de Jaguarão, Favio Telis, e o Presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro. A moderação é do Presidente do Corede-Sul, Ronaldo Maciel.

Fundada em 20 de setembro de 1964, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) conta com 22 municípios associados, desenvolvendo uma atividade institucional, política e técnica, objetivando o fortalecimento do municipalismo. A Associação busca reunir as forças políticas da região, na busca de um bom relacionamento com os governos federal e estadual, em parcerias para a garantia de recursos aos municípios e a implementação de políticas públicas do interesse das administrações municipais, além de atuar no assessoramento às prefeituras da região, buscando promovê-las como legítimas representantes das demandas sociais e econômicas.

O Consórcio Público do Extremo Sul faz parte da AzonaSul, composta pelos municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

A transmissão ao vivo do evento acontece pela página do Corede-Sul no Facebook (fb.com/CoredeSul) e pelo canal do Conselho no YouTube bit.ly/YouTubeCorede.  O evento conta com o patrocínio do BRDE.

 

Ciclo de Lives

Para comemorar seus 30 anos em atividade, o Corede-Sul idealizou o ciclo mensal de lives ‘Conectado com o Desenvolvimento da Região Sul’, que contará com 10 encontros, sendo a última atividade no mês de dezembro.  O Ciclo tem como objetivo proporcionar novos espaços de participação cidadã e de discussão democrática sobre o desenvolvimento da Região Sul, no atual contexto de distanciamento social, buscando identificar os desafios a serem vencidos e as potencialidades regionais que possam contribuir para a retomada do processo de desenvolvimento.

A gravação das lives anteriores podem ser acessadas tanto no Facebook quanto no canal do Corede-Sul no YouTube, onde também são realizadas as divulgações dos temas e palestrantes de cada mês.

O Corede-Sul


Constituído no segundo semestre de 1991, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul do Estado (COREDE-Sul) foi criado com o objetivo de reunir agentes sociais politicamente organizados para debater e decidir sobre quais opções de desenvolvimento consideravam mais apropriadas para cada uma das regiões do Estado.

Ao longo de sua existência, o COREDE-Sul consolidou-se como instância fundamental para a construção de uma nova consciência de desenvolvimento regional sustentável, promovendo a inclusão de representações de segmentos sociais e econômicos, até então alijados dos processos decisórios sobre políticas públicas. 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados