Saúde pública

Castramóvel de RG já recebeu 3,5 mil cadastros para cirurgias

Serviço, oferecido gratuitamente pela prefeitura, prioriza cadelas e gatas no cio ou após cria, de rua ou criação comunitária

28 de Julho de 2022 - 13h04 Corrigir A + A -
O serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Rio Grande já atendeu 3.500 animais, sendo 336 somente em julho. (Foto: Richard Furtado - PMRG)

O serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Rio Grande já atendeu 3.500 animais, sendo 336 somente em julho. (Foto: Richard Furtado - PMRG)

Foi de bicicleta que a dona de casa Marli Simões, 59 anos, chega ao Castramóvel da Prefeitura, no Campus Carreiros da Furg. No bagageiro, dentro de uma caixa de transporte, ela leva Bebê, uma cachorrinha vira-lata de três anos. Esta foi a segunda viagem do dia que Marli faz entre sua casa no bairro Castelo Branco e o Castramóvel. Na primeira, feita pela manhã, levou os cães Negrinho, Juju e a gata Nanica em um carrinho-de-mão para serem castrados. O serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Rio Grande já cadastrou 3.500 animais.

“Faço esse esforço pelos meus bichinhos, ainda mais que a castração é gratuita. Eu tenho quatro animais e todos foram castrados aqui, então para mim o serviço é importante, porque se a gente for pagar fica muito caro”, diz.

A secretária da Causa Animal, Laurinha Fagundes o serviço tem como objetivo principal garantir tanto o bem estar dos animais como a saúde pública através do controle das populações de animais domésticos. “Com esta ação a Prefeitura se aproxima cada vez mais da efetividade real no controle populacional humanitário de animais domésticos”, diz.

Como funciona
Além dos atendimentos garantidos pelos termos de adoção oficiais, a Prefeitura prioriza castrar cadelas e gatas em cio ou com cria recente. O procedimento pode ser solicitado para animais de rua ou comunitários. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Causa Animal, na rua General Vitorino, nº 666. O atendimento é segunda a sexta-feira, das 8h30min às 14h30min.

As cirurgias são previamente agendadas, por isso é importante que os tutores estejam atentos às informações divulgadas no site e nas páginas oficiais da Prefeitura para marcar os procedimentos no período correto. Para realizar a castração é exigido jejum de 8h e que o animal esteja saudável. No período de pós-castração é preciso fazer repouso de 7 a 10 dias para retirada de pontos, sendo recomendado 14 dias de recuperação.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados