Zona Sul

Campus São Lourenço do Sul da Furg contribui para enfrentamento à Covid-19

Ações ajudam hospitais, casas de longa permanência e comunidades de baixa renda

02 de Julho de 2021 - 11h00 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Ações como distribuição de álcool gel têm sido realizadas neste período (Foto: Divulgação - DP)

Ações como distribuição de álcool gel têm sido realizadas neste período (Foto: Divulgação - DP)

Muitos serviços pararam durante a pandemia, vários estabelecimentos não conseguiram manter as portas abertas, diversos setores viram seu faturamento cair. E essa é uma realidade que se alastra pelo país inteiro. Com a redução da economia muitos segmentos foram prejudicados, porém, mesmo diante das dificuldades, dois desses segmentos fundamentais para o enfrentamento à Covid-19 não puderam parar ou reduzir seus serviços.

Hospitais e universidades são os responsáveis por garantirem atendimento de qualidade e o avanço nas pesquisas sobre o coronavírus. No entanto, manter o funcionamento dessas instituições requer esforço dos profissionais, mas também empatia por parte da sociedade, já que na falta de saúde e educação, as consequências pandêmicas seriam devastadoras.

Para dar conta desse cenário, a Furg não tem poupado esforços no sentido de contribuir com hospitais e secretárias municipais de saúde, na intenção de atender às necessidades das comunidades na qual a universidade está inserida. E as diversas ações do campus de São Lourenço do Sul demostram esse compromisso.

No município, a universidade tem protagonizado inúmeras ações de auxílio à comunidade, à Secretaria de Saúde e à Santa Casa de Misericórdia desde abril de 2020, visando contribuir com a redução dos efeitos da epidemia e com a garantia de proteção aos profissionais da saúde.

Nova doação de álcool

Na última semana, buscando contribuir com os hospitais lourencianos no combate à pandemia da Covid-19, o Campus São Lourenço do Sul realizou a entrega de 200 litros de álcool 70% à Santa Casa de Misericórdia e 100 litros ao Hospital da Reserva. Serão destinados ainda 80 litros para projetos desenvolvidos na Associação Ecológica de Recicladores e para os feirantes da Praça Dedê Serpa. Outros 20 litros foram destinados aos moradores que permaneceram na Casa do Estudante.

O Campus São Lourenço do Sul vem contribuindo desde o início da pandemia com diversas ações em prol da comunidade. Dentre as principais ações realizadas até o momento, destacam-se:

- Entrega de 20 caixas de luvas de látex e 1 caixa de máscaras cirúrgicas para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Entrega de 150 máscaras de acetato (tipo face shield) para a Santa Casa de Misericórdia e 100 para o Hospital da Reserva;
- Entrega de 820 litros de álcool glicerinado 70% à Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Misericórdia e Hospital da Reserva;
- Ação de conscientização na feira municipal, com distribuição de máscaras e 40 litros de álcool 70% para os feirantes;
- Realização de projeto em parceria com a Escola de Costura Santo Molde que já realizou a doação de mais de 20.000 máscaras à população e arrecadou aproximadamente 18 toneladas de alimentos doados para a população de baixa renda;
- Arrecadação e doação de alimentos e álcool 70% para o Lar dos Velhinhos (20 litros), Associação dos Recicladores (80 litros) e para famílias de baixa renda;
- Disponibilização da infraestrutura do campus para a Secretaria Municipal de Saúde realizar atividades e serviço de apoio a saúde mental aos servidores municipais.

“Todas ações foram desenvolvidas por servidores e alunos do campus de São Lourenço do Sul em cooperação com servidores e laboratórios do Campus Carreiros, de Rio Grande, e com a Associação dos Professores da Furg e do IFRS - Campus Rio Grande. A Aprofurg contribuiu com insumos para a confecção do álcool 70% produzido pela Furg, além dos recipientes usados na distribuição dos kits de higienização, durante a Feira Livre na cidade. Além disso, várias cestas básicas foram distribuídas para o Quilombo Coxilha Negra e para a Paróquia de São Lourenço do Sul”, relata Eduardo Volgemann, diretor do campus.

“Como essas ações e projetos estão em franca atividade espera-se que muito em breve se consiga ampliar significativamente a contribuição da Furg para a comunidade lourenciana, seja na forma de projetos, com doações de materiais de consumo ou ações de conscientização. Assim, a Furg mais uma vez reforça o seu compromisso com seus servidores, alunos e com os profissionais da saúde e com as comunidades em que está inserida”, finaliza Eduardo.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados