Seca

Bagé começa racionamento de água na quinta-feira

A cidade será dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia

17 de Março de 2020 - 16h11 Corrigir A + A -
A Sanga Rasa (foto) está 5,05 metros abaixo do normal e a barragem do Piraí está 3,15 m aquém da normalidade. (Foto: Divulgação - DP)

A Sanga Rasa (foto) está 5,05 metros abaixo do normal e a barragem do Piraí está 3,15 m aquém da normalidade. (Foto: Divulgação - DP)

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) de Bagé começa o racionamento de água na cidade na quinta-feira(19). A medida teria início neste dia 18, mas em razão do rompimento de uma adutora e da dificuldade em restabelecer o sistema de abastecimento na cidade, o Daeb decidiu prorrogar em 24 horas o início do racionamento de água. A cidade será dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia. O Setor 1 será abastecido das 3h às 15h e o setor 2 das 15h às 3h.

Na segunda houve o rompimento de uma adutora localizada perto da avenida Espanha. O serviço foi concluído durante a noite, mas o abastecimento enfrenta ainda problemas. Muitas redes que levam água para os bairros ficaram esvaziadas. O enchimento é um processo lento e gradativo, que deverá ir normalizando no decorrer do dia desta terça.

“Compreendemos que não podemos sacrificar a população e resolvemos adiar por mais um dia o início do racionamento. Ressaltamos que fizemos de tudo para não entrar com esta medida, mas a não ocorrência de chuvas não nos deu outra opção. Nossas barragens dependem de precipitação”, destaca Graciano Pereira, diretor do Daeb.

Níveis barragens
A Sanga Rasa está 5,05 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 3,15 m aquém da normalidade. A Emergencial, por sua vez, está 1 m abaixo do nível máximo. A primeira precipitação do mês de março ocorreu neste final de semana, porém foi de apenas 5 milímetros. Em fevereiro, os índices de chuva também foram muito abaixo da média, totalizando 32 milímetros, conforme dados da Estação de Tratamento de Água (ETA). 

Confira a escala do racionamento, que entra em vigor nesta quinta-feira:

Escala de rodízio de abastecimento 
Setor 1

Horário com abastecimento: 03h às 15h
 
Bairros:
Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, São Jorge, São João, Cohab, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Passo do Príncipe, Mascarenhas e arredores.
 
Setor 2

Horário com abastecimento: 15h às 3h
 
Bairros: 
Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Laranjeiras, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados