Pandemia

Aulas e atividades são suspensas em municípios da Zona Sul

Medidas para conter a transmissão do covid-19, que já tem casos suspeitos na região

17 de Março de 2020 - 14h12 Corrigir A + A -
Em Pedro Osório ainda não há nenhum casos suspeito da doença. (Foto: Divulgação - DP)

Em Pedro Osório ainda não há nenhum casos suspeito da doença. (Foto: Divulgação - DP)

Atualizada às 19h53 para acréscimo de informações

Diversos municípios que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) já anunciaram medidas de prevenção à proliferação do coronavírus (Covid-19). Até o momento, 13 municípios já cancelaram as aulas e atividades que tenham aglomeração de pessoas. Nas escolas estaduais, as aulas também serão suspensas a partir desta quinta-feira (19) até dia 2 de abril.

Além de casos suspeitos em Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, Arroio Grande também possui dois casos suspeitos, que também estão em isolamento domiciliar. Os exames foram enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado deve sair entre quarta (18) e quinta-feira (19). Outro município que informou ter um suspeito é São Lourenço do Sul. Ainda não há casos confirmados na região. No Rio Grande do Sul, o número de casos suspeitos é de 300.

Primeira morte no Brasil
Foi confirmada nesta terça-feira a primeira morte em decorrência do coronavírus no Brasil. O paciente, um homem de 62 anos, era morador de São Paulo e integrava grupo de risco por ter diabetes e hipertensão. Ele deu entrada em um hospital privado no sábado, dia 14 e faleceu na segunda-feira, dia 16. Os sintomas começaram no dia 10 de março e ele não tinha histórico de viagem. Outras quatro mortes estão sendo investigadas em São Paulo.

291 casos no Brasil
A última atualização feita pelo Ministério da Saúde aponta para 292 casos no Brasil. No dia anterior eram 234 - uma diferença de 57 novos casos. Chama a atenção também o número de suspeitos, que pulou de 2.064 na segunda para 8.819 na terça. Os estados com mais casos são: São Paulo (164), Rio de Janeiro (33), Distrito Federal (22), Pernambuco (16) e Rio Grande do Sul (11). As informações são do Ministério da Saúde.

Fronteira com o Uruguai não está fechada
Diferente do que fora publicado na edição de ontem, a fronteira entre Brasil e Uruguai não está com o trânsito fechado. A portaria que proibia a passagem foi revogada durante a noite da segunda-feira. O trânsito é normal nos dois sentidos. A medida leva em conta a vida binacional das pessoas que residem nesta região. Apenas a fronteira com a Argentina está fechada e parcialmente a voos oriundos de países declarados em risco como China, Itália, Irã, Espanha e outros. As informações são do Cônsul Geral do Uruguai em Pelotas, Pablo Bayarres.

Reunião da Azonasul cancelada
Um comunicado lançado ontem pela Azonasul suspendeu a reunião que seria realizada nesta quarta-feira na entidade. A medida foi tomada por precaução e por orientações epidemiológicas. A reunião trataria do covid-19.

Procon de olho nos preços
O Procon/Pelotas intensificou esta semana o levantamento de preços de álcool gel, máscaras e afins. 18 estabelecimentos da cidade foram notificados a apresentar a nota fiscal de compra dos materiais desde 1º de fevereiro. O objetivo, conforme explica o coordenador executivo da entidade, Nelson Soares, é coibir preços abusivos. A fim de identificar possíveis irregularidades, sejam elas da revenda ou do ponto de venda, o Procon solicita o apoio da população. Pede que envie fotos de notas fiscais onde apareça o preço e o local da compra desse tipo de material para que a instituição possa fazer o cruzamento das informações. As imagens devem ser encaminhadas através do e-mail procondefesa@gmail.com.

IBGE adia Censo para 2021
Por Ministério da Saúde, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021. A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores também está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias

DetranRS suspende exames e prorroga prazos
O DetranRS anunciou a determinação de trabalho remoto para seus servidores, além de prorrogar prazos, suspensão de autuações e reforçou o atendimento eletrônico para evitar deslocamentos. Os prazos para apresentação de condutor infrator, defesa e recursos de multas e suspensão, com vencimento a partir de 18 de março, serão automaticamente prorrogados em 30 dias. Os exames teóricos e práticos de habilitação serão suspensos por 15 dias, de 19 de março a 2 de abril. Nas aulas teóricas dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as salas comportarão no máximo 50% da capacidade. As aulas práticas poderão ser mantidas, mas recomenda-se que sejam realizadas com vidros abertos e que a cada nova aula seja feita higienização com álcool gel dos locais onde há contato do aluno com o veículo. A Junta Médica Especial oferecida pelo DetranRS está suspensa a partir de hoje, pelo prazo de 30 dias. O DetranRS reforçará o atendimento eletrônico pelo telefone 0800-905-5555 e site, que conta com uma ferramenta de chat.

Alterações também na Defensoria Pública do RS
O defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, determinou a suspensão dos atendimentos presenciais nas sedes da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) para os próximos 30 dias. Serão atendidos apenas casos urgentes (com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito), mediante agendamento telefônico prévio. Os atendimentos não urgentes agendados serão reagendados e os assistidos avisados por SMS ou contato telefônico. Os atendimentos em ambientes prisionais e de internação socioeducativa estão vedados, exceto em casos urgentes. Em Pelotas o telefone de contato é o 3273-2484 ou 3282-1770

Aulas suspensas na região
- Arroio Grande - Até 12/4
- Turuçu - de 19/3 a 2/4
- Arroio Grande - de 19/3 a 2/4
- Jaguarão - de 18/3 a 1/4
- Cerrito - de 16/3 a 31/3
- Herval - de 16/3 a 31/3
- Canguçu - de 17/3 a 1/4
- São José do Norte - 16/3 a 6/4
- Pedro Osório - por tempo indeterminado
- Capão do Leão - até o dia 20/3 - suspensão é por falta de água
- Rio Grande - entre hoje e 6/4
- São Lourenço do Sul - entre os dias 19/3 a 13/4
- Pelotas - entre 20/3 e 20/4

Casos suspeitos na Zona Sul
Rio Grande - 2
Arroio Grande - 2
Pelotas - 5
São José do Norte - 1
São Lourenço do Sul - 1


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados