Inovação

Programa DP Tech lança sua primeira edição

A apresentadora Rogéria Ferreira entrevistou gestores da UFPel, UCPel, IFSul e Faculdade Senac

19 de Setembro de 2021 - 11h28 Corrigir A + A -

Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital

contato@k2ponto.com.br

Imagem: DP

Imagem: DP

Na primeira edição do programa DP Tech, a apresentadora Rogéria Ferreira conversou com Isabela Andrade (reitora da UFPel), José Carlos Bachettini Júnior (reitor da UCPel), Flávio Nunes (reitor do IFSul) e Sérgio Decker (coordenador do Eixo de Gestão e Negócios do Senac).Fique agora com principais pontos de cada entrevista.

Isabela Andrade | reitora da UFPel

Na conversa com a apresentadora Rogéria Ferreira, Isabela Andrade explicou que a UFPel investiu no Pelotas Parque Tecnológico para aproximar seus alunos da realidade profissional no processo pós-formatura, inserindo-os nos novos desafios que irão enfrentar no mercado de trabalho. 

Segundo a reitora, a CONECTAR é o principal canal de ligação da UFPel com o Parque. Ao assumir a gestão da maior universidade da Região Sul do Estado, Isabel conseguiu transformar a Coordenação em uma Superintendência de Inovação, chamada INOVA, que tem por finalidade desenvolver novas estratégias de ensino e pesquisa, visando a ampliação e a renovação do mercado regional. 

Isabel disse que a aliança da divulgação do Diário Popular com a estrutura já montada no Parque – a qual deu origem ao programa DP Tech - foi indispensável para disseminar as atividades de todas as entidades, pessoas e projetos dos mais variados ramos da sociedade, abrindo novos horizontes e oportunidades para iniciantes, inventores e desenvolvedores, e não só da nossa região.  

Sérgio Decker |coordenador do Eixo de Gestão e Negócios do Senac 

Sérgio Decker, da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, comentou que tanto a universidade quanto a escola Senac, visando a preparação de seus alunos para enfrentar as dificuldades pós-formatura, aliou-se ao projeto para oferecer maiores oportunidades, incentivando-os a buscarem projetos inovadores em suas profissões. 

De acordo com o coordenador, o Senac tem por objetivo principal incentivar o empreendedorismo por meio de cursos que capacitam os alunos tanto para empregos profissionais técnicos como para as áreas autônomas. 

Também disse que a pandemia disparou vários gatilhos para a busca de novos meios de superação em meio ao distanciamento social, de modo que os trabalhos e pesquisas continuassem nas reuniões virtuais. 

Sérgio finalizou falando sobre a importância do DP Tech para propagar e alavancar o projeto do Pelotas Parque Tecnológico como um todo, exaltando todas as instituições e empreendedores que, em seu conjunto, dão vida ao PPT. 

José Carlos Bachettini Júnior | reitor da UCPel

Na conversa com Rogéria Ferreira, José Carlos falou sobre a marca de 1.500 projetos em busca de bolsas de extensão para pesquisa aplicada. 

O reitor citou a criação da Liga Acadêmica de Inovação, do curso de Medicina, voltada para buscar novos métodos, tanto na maneira de ministrar os conhecimentos como de aplicá-los na prática em hospitais. 

José Calos ressaltou a importância ímpar do Pelotas Parque Tecnológico, frisando o fato de que a ocupação do espaço no PPT desenvolveu um intercâmbio muito maior entre alunos, professores e todo o pessoal do entorno, miscigenando os conhecimentos e as experiências. 

O reitor finalizou salientando a importância da participação do Diário Popular, através do DP Tech, enquanto meio de divulgação dos projetos do PPT e de seus parceiros, colocando-os em uma vitrine nacional. 

Segundo José Carlos, é muito bom fazer o que se faz, mas é importantíssimo mostrar a qualidade e o potencial das ideias que surgem neste ambiente. 

Flávio Nunes | reitor do IFSul

Flávio Nunes discorreu sobre a importância de fazer parte do Pelotas Parque Tecnológico, onde o IFSul oferece sua contribuição através da incubadora e de novas ideias e melhoramentos em várias áreas. 

O reitor também salientou a aquisição de conhecimentos e compartilhamentos de ideias e metodologias com toda uma gama de enfoques tecnológicos, uma vez que cada vertente de ensino descobre a aperfeiçoa novos métodos de ministrar conhecimentos. 

Flávio também citou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, a qual disponibiliza um espaço amplo, arrojado e bem distribuído para abrigar o PPT. 

O reitor do IFSul finalizou expondo a importância da participação do Diário Popular, através do DP Tech, como imprescindível para dar visibilidade ao empreendimento do Parque, pois, através dessa divulgação, atrai-se mais interessados. 

Assim, ao mesmo tempo em que um número maior de ideias criativas e inovadoras surgem, as empresas necessitadas de determinados produtos ou serviços acabam encontrando no PPT um lugar conceituado para oferecer essas soluções.

_____

Assista à 1ª edição do DP Tech aqui.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados