DP Tech #16

IF Mais Empreendedor: conheça o projeto que dá suporte para empresas pelotenses em diversas áreas

Empreendedores do ramo alimentício recebem orientações relacionadas a marketing, consultoria e projetos de melhorias, adequação de custos, otimização de produtos e embalagens

22 de Dezembro de 2021 - 08h44 Corrigir A + A -

Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital

contato@k2ponto.com.br

Imagem: reprodução

Imagem: reprodução

Nesta edição do DP Tech, a apresentadora Rogéria Ferreira conversou com o professor e coordenador do IF Mais Empreendedor, Flávio Spanemberg, e a aluna do bacharelado em design no IFSul e bolsista do projeto, Nathália Pereira. 

Fique a seguir com o resumo das entrevistas. 

Flávio Spanemberg | IF Mais Empreendedor 

O professor de Engenharia Química do IFSul explanou sobre a função-base do projeto, que é o apoio às empresas que tiveram dificuldades oriundas da crise desencadeada pela pandemia de Covid-19. 

O apoio para essas empresas se manifesta nos formatos de suporte de marketing, consultoria e projetos de melhorias, adequação de custos, otimização de produtos e embalagens.   

A ideia surgiu no Instituto Federal do Sul do Minas Gerais, financiado pelo CETEC e MEC. A iniciativa deu tão certo que foi copiada por outros Institutos Federais do país. 

O projeto embarca não só o estado atual das empresas prejudicadas pela crise, mas também o acompanhamento no pós-crise, tendo em vista a recuperação financeira e administrativa das mesmas. 

Para isso, o IF Mais Empreendedor ministra ações de diminuição de custo e perdas, aumento de qualidade e produtividade, planejamento e organograma de produção, estudo de mercado e melhoria do marketing digital para divulgação dos novos produtos. 

Aqui em Pelotas, o projeto foca nas empresas do ramo alimentício, como padarias, confeitarias e minimercados, disponibilizando aprendizado sobre vendas pela internet e redes sociais. 

O IF Mais Empreendedor formou parceria com a UFPel com a intenção de buscar alunos das mais variadas formações para integrar o projeto, a exemplo de informática, química, engenharia e administração, entre outras. 

Nathália Pereira | IF Mais Empreendedor 

Nathália Pereira, aluna do bacharelado em design e bolsista do IF Mais Empreendedor, falou sobre a importância da multidisciplinaridade, de conviver e trocar conhecimentos com inúmeras áreas diferentes e do aprendizado sobre trabalhar em equipe, receber e delegar tarefas. 

A estudante comentou sobre a importância destes conhecimentos tanto para alunos que atuaram no projeto quanto para os empresários que, de uma hora para outra, se viram diante de uma crise que impossibilitou o trabalho e prejudicou a geração de renda. 

Nathália disse que, depois desse projeto, será impossível trabalhar sem pensar em dar asas aos sonhos e ser uma empreendedora.

__

Assista à 16ª edição do DP Tech aqui


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados