Mercado de tecnologia tem mais vagas do que profissionais
Brasil precisará de 420 mil profissionais com perfil tecnológico até 2024, mas ainda não forma o suficiente
Conheça a empresa sem fins lucrativos formada e gerida por alunos de graduação sob a orientação de professores
Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital
Fique a seguir com o resumo das entrevistas.
A Equaliza, segundo a Camila, é uma empresa sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de graduação acompanhados por seus respectivos professores orientadores.
O objetivo do empreendimento é colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Camila falou sobre a importância da identificação das soft skills (habilidades comportamentais e competências subjetivas) que apontam perfis de liderança ou de gerenciamento e trabalho em equipe.
Comentou também que, nas empresas juniores, se busca tanto o desenvolvimento técnico (profissional) quanto o pessoal. Nesta abordagem, o aprimoramento das qualidades natas é complementado com os conhecimentos técnicos e a adaptação às necessidades da empresa ou grupo.
Segundo Camila, a formação de uma empresa júnior parte dos alunos. Mesmo que haja sempre um professor monitor, este não decide, apenas orienta. Assim, a empresa júnior segue sua trajetória, dentro do ciclo de entrada de novos alunos e saída de formandos.
Mariana, diretora e fundadora da Equaliza, explicou que a empresa é mais voltada para a Engenharia Química.
A fundadora comentou sobre todo o processo de formação da empresa, que envolveu criação de CNPJ, estatuto, contadores, licenças junto a vários órgãos etc., mesmo não tendo fins lucrativos, apenas educacionais e de formação de empreendedores.
Mariana explicou que, uma vez que não existe remuneração salarial para os envolvidos, é necessário buscar a motivação necessária no aprendizado que se está sendo adquirido ali e no quanto esse trabalho está ajudando a sociedade.
Segundo Mariana, todos os estudantes do IFSul estão aptos a participarem e salientou que, como a empresa é do ramo químico, os alunos de fora dessa área podem participar como membros honorários, dando outros tipos de suporte que não o químico, especificamente.
De acordo com as fundadoras, os valores cultuados pela Equaliza são a postura empreendedora, a busca pela excelência no serviço prestado e pela constante inovação em todas as etapas e a responsabilidade para com os clientes.
__
Assita à 15ª edição do DP Tech aqui.