Consumo de aplicativos

Brasileiros são os que mais acessam aplicativos no mundo

O Tik Tok é o aplicativo mais baixado internacionalmente, mas o favorito no Brasil continua sendo o Whatsapp.

23 de Julho de 2021 - 06h55 Corrigir A + A -

Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital

contato@k2ponto.com.br

Imagem: Unsplash

Imagem: Unsplash

Navegando entre Whatsapp, Tik Tok, YouTube, Facebook e Instagram, os brasileiros passam em média 5.4 horas diárias acessando conteúdos de aplicativos em seus dispositivos móveis. Isso faz com que sejamos o primeiro lugar em tempo de acesso (em quantidade de horas) no mundo.

Este dado é resultado de uma pesquisa realizada pela App Annie, uma empresa que analisa o mercado mobile.

Os dez países que mais acessam aplicativos são:

  1. Brasil: 5.4 horas

  2. Indonésia: 5.3 horas

  3. Índia: 4.9 horas

  4. Coreia do Sul: 4.8 horas

  5. México: 4.7 horas

  6. Turquia: 4.5 horas

  7. Japão: 4.4 horas

  8. Canadá: 4.1 horas

  9. Estados Unidos: 3.9 horas

  10. Reino Unido: 3.8 horas

Quais são os aplicativos preferidos pelos usuários?

Os dez aplicativos que tiveram mais downloads ao redor do mundo foram:

  1. Tik Tok

  2. YouTube

  3. Facebook

  4. HBO Max

  5. Instagram

  6. Facebook Messenger

  7. Snapchat

  8. ZOOM Cloud Meetings

  9. Cash App

  10. Netflix

O líder nesse ranking foi o Facebook, com três aplicativos no top 10: Instagram, Facebook Messenger e o próprio Facebook.

O mercado mundial dos aplicativos

O segmento dos apps tem rendido ótimos resultados para seus desenvolvedores. De acordo com os últimos dados do mercado, houve a quebra do recorde histórico de investimentos.

O total do segundo trimestre foi de cerca de US$ 7 bilhões, acima do total do segundo trimestre de 2020 e US$ 2 bilhões acima do primeiro trimestre de 2021", aponta o estudo.

O levantamento realizado pela App Annie constatou um aumento de 45% no número de horas que os usuários utilizaram aplicativos durante a pandemia

A pesquisa detectou que, no Brasil, ao longo dos últimos 12 meses, esse número apresentou uma leve queda. No entanto, essa informação ainda não se configura como uma retração significativa, pois os brasileiros continuam utilizando aplicativos por mais de cinco horas por dia.

Entre 2020 e 2021 houve um crescimento notável nos acessos a aplicativos de streaming. O app da HBO Max, por exemplo, lançado em 2020 nos Estados Unidos e em 2021 no Brasil, encerrou março deste ano com mais de 63,9 milhões de assinantes em todo o mundo.

O sucesso de empresas de streaming reflete, como aponta a App Annie, a ascensão do  modelo de assinatura para o consumo de conteúdo audiovisual.

Brasileiros são os mais conectados

O aumento expressivo no uso de aplicativos de celulares no Brasil é um reflexo, principalmente, do contexto da pandemia. No entanto, nos últimos anos o país também vem apresentando um crescimento significativo na aquisição de aparelhos celulares.

Atualmente, o celular é o principal meio utilizado pelos brasileiros para acessar a internet. De 2017 a 2018, por exemplo, houve um aumento de 98,1% no acesso à web via smartphones no Brasil.

Esses dados são fruto da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), realizada em 2018 e divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, 79,3% dos brasileiros com mais de 10 anos têm um aparelho celular para uso pessoal. Os celulares são utilizados principalmente para envio e recebimento de mensagens de voz, áudio, texto e imagens. Além disso, o acesso a vídeos, séries e filmes cresceu 86,1%.

Isso demonstra que os brasileiros vêm se conectando expressivamente, mesmo antes da pandemia. Contudo, os números apresentaram uma alta devido às políticas de isolamento social.

Quais são os aplicativos favoritos dos brasileiros?

O Whatsapp - ou “zapzap”, como é popularmente conhecido no país - continua sendo o aplicativo favorito da maioria dos brasileiros. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o portal Mobile Time, foi constatado que 56% dos brasileiros têm o Whatsapp como aplicativo preferido.

Confira abaixo a lista dos aplicativos favoritos dos brasileiros:

  1. WhatsApp (56%) - > Curiosidade: é o app com maior presença nas telas iniciais dos entrevistados. 

  2. Instagram (41%)

  3. Facebook (41%)

  4. Tik Tok (15%)

  5. YouTube (12%)

  6. Uber (11%)

  7. Kwai (10%)

  8. Nubank (10%)

  9. Caixa (10%)

  10. Telegram (9%) 

O Whatsapp também está na liderança como aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo (28%), seguido pelo Instagram (25%) e pelo Facebook (15%).

O Tik Tok – favorito em várias partes do mundo – está tentando ganhar seu espaço no Brasil, ficando atualmente com 5% de utilização no país.

De acordo com a pesquisa, esse aumento no acesso de aplicativos como Tik Tok e Kwai no Brasil é resultado de um forte investimento em publicidade feito pelas empresas, tanto em canais de televisão como em outras redes sociais.

Esses aplicativos também conquistam usuários com suas campanhas de remuneração: ao convidar outro usuário a se cadastrar por um link específico, recebem um valor em reais.

Outros apps que estão conquistando seu espaço no Brasil, segundo o estudo, são o aplicativo de mensagens Telegram, a fintech Picpay e a plataforma de compras online Shopee.

O crescimento do Telegram se deu principalmente devido à preocupação com o compartilhamento de dados entre Facebook e Whatsapp. Já o Picpay teve um aumento de downloads quando oPix começou a circular no Brasil.

A plataforma Shopee, por sua vez, aposta nas propagandas de televisão e no desenvolvimento do e-commerce no Brasil para alcançar o crescimento planejado.

⚠ Mas, como nem tudo são flores...

O Whatsapp, queridinho de muitos usuários brasileiros, também é o aplicativo mais usado para tentativas de golpes no país.

Conforme um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, 90% dos golpes de mensagens falsas que circulam por aplicativos são disseminados através do Whatsapp.

Por ser o aplicativo mais utilizado por brasileiros, não é nenhuma surpresa que ele também seja o principal meio para tentativas de golpes no ambiente online.

Justamente por isso, é preciso cuidado redobrado ao receber mensagens que pareçam suspeitas ou que solicitem transferências de valores em nome de familiares ou amigos.

Enfim, é sempre bom ter cautela. 👁️

__

Qual é o seu aplicativo favorito entre os que citamos aqui? Já parou para checar quantas horas você fica em seu dispositivo móvel? Conte nos comentários! 🙂

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados