Tecnologia

A importância do Programa de Aprendizagem Comercial para jovens e empresas

Programa do Senac insere jovens no mercado de trabalho

20 de Outubro de 2021 - 17h15 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

É por meio do Programa de Aprendizagem Comercial, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho (Foto: Divulgação - DP)

É por meio do Programa de Aprendizagem Comercial, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho (Foto: Divulgação - DP)

O Programa Jovem aprendiz é uma das poucas oportunidades que o jovem em situação de vulnerabilidade tem de se colocar no mercado de trabalho e de se capacitar. A facilidade de inserção está justamente no fato de atender jovens sem experiência profissional e sem capacitação técnica prévia. “Por isso é de suma importância o trabalho desenvolvido no Programa. O jovem tem a possibilidade de se desenvolver dentro das expectativas da empresa na qual está inserido, possibilitando assim uma possível contratação”, explica a responsável pela organização documental da Aprendizagem Comercial do Senac Pelotas, Andréia Silveira Oliveira.

É por meio do Programa de Aprendizagem Comercial, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. A empresa contrata o Jovem Aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa. O Programa contempla um conjunto de ocupações propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo profissional e de seus fundamentos técnico-científicos.

Conforme Andréia, a aprendizagem hoje trabalha em um formato que propicia um trabalho dinâmico e baseado na realidade do mercado de trabalho uma vez que os jovens ficam quatro dias na empresa realizando a prática e um dia na escola em teoria. “Os jovens desenvolvem várias habilidades técnicas voltadas às necessidades do mercado de trabalho hoje, mas ressaltamos a importância das questões pessoais como relacionamento interpessoal, empatia, trabalho em equipe e principalmente pró atividade, ou seja, as habilidades pessoais são trabalhadas de forma muito intensa através das vivências dos alunos na prática. Além disso os professores trazem sempre ao aluno exemplos de situações reais para que os mesmos trabalhem com soluções diferentes e criativas para os problemas vivenciados no ambiente de trabalho. Portanto, prática e teoria sempre alinhados”, explica a coordenadora.

Devido à metodologia, o Senac Pelotas é referência na região para muitas empresas. ”Temos um contato muito bom com nossas parceiras, o que facilita muito o desenvolvimento dos alunos e o trabalho entre escola e empresa. Por isso diversas vezes ouvimos a empresa falar como o jovem aprendiz traz possibilidades para empresa constituir seu quadro de funcionários de forma linear e produtiva, visto que muitos jovens acabam contratados em virtude de seu desempenho no programa. As empresas buscam profissionais com responsabilidade, comprometimento, pró atividade, trabalho em equipe e isso acabam encontrando nos jovens que integram o Programa de Aprendizagem Comercial”, conta Andréia.


Mais informações sobre o Programa de Aprendizagem Comercial podem ser obtidas no site www.senacrs.com.br/pelotas ou ainda pelo telefone (53) 32258889. O Senac Pelotas fica localizado na rua Dom Pedro II, 901 – Centro.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados