Facilidade

Sistema permitirá acompanhamento online de veículos recuperados

O projeto contemplará ainda o acompanhamento de veículos envolvidos em acidentes e apreendidos em virtude de crimes de trânsito e infrações administrativas

27 de Novembro de 2018 - 21h30 Corrigir A + A -
A iniciativa foi apresentada ao secretário Cezar Schirmer nesta terça-feira (Foto: Rafaela Masoni/ Detran)

A iniciativa foi apresentada ao secretário Cezar Schirmer nesta terça-feira (Foto: Rafaela Masoni/ Detran)

Em 2019, os proprietários de veículos furtados ou roubados e recuperados pelos órgãos policiais gaúchos poderão acompanhar todo o seu processo de perícia e liberação pela internet. O sistema online vem sendo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em parceria com os órgãos da Segurança Pública e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS).
A iniciativa foi apresentada ao secretário Cezar Schirmer nesta terça-feira (27). O projeto também contemplará o acompanhamento de veículos envolvidos em acidentes e apreendidos em virtude de crimes de trânsito e infrações administrativas. “Iremos promover transparência a um processo que é traumático, independente da situação que originou a custódia do veículo por parte do Estado. O acompanhamento em tempo real vai dinamizar o processo e garantir ao proprietário a noção dos procedimentos necessários para a sua liberação”, avalia Schirmer.

Pela primeira vez, todas as instituições que possuem relação com o assunto trabalharam, de forma integrada, uma solução. A criação do sistema online de acompanhamento de veículos é resultado direto da Lei 15,172/18, que determina que o Detran RS seja o responsável por gerenciar, fiscalizar, controlar e executar as atividades necessárias para a implementação dos serviços de remoção, depósito, guarda e liberação de veículos em todo o estado.

Para que o sistema opere, a Procergs vai promover a interligação de todas as instituições envolvidas no processo, possibilitando a troca de informações em tempo real e a consulta por parte do proprietário, que terá acesso a todas as etapas e receberá as atualizações de acordo com a evolução dos trabalhos. O grupo de trabalho responsável fez o mapeamento de todos os processos a fim de estabelecer o fluxo da informação de acordo com o andamento dos trâmites burocráticos e operacionais necessários.
 
Fonte: Governos do Estado

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados