Crescimento

Pelotas já tem 215 mil veículos em circulação

Segundo o Detran-RS, o crescimento da frota em dez anos chegou a 71,6 mil novas unidades

21 de Maio de 2020 - 11h45 Corrigir A + A -
Multas: cidade registra uma média diária de 49 infrações (Foto: Jô Folha - DP)

Multas: cidade registra uma média diária de 49 infrações (Foto: Jô Folha - DP)

Pelotas atingiu em abril de 2020 a marca de 215 mil veículos em circulação, de acordo com os dados mais atuais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). Em uma década, as ruas e avenidas da cidade ganharam 71,6 mil automóveis, motos, caminhonetes, caminhões, ônibus e outros veículos, o que ajuda a explicar, em várias situações, a dificuldade que os motoristas passaram a ter para circular nos horários de grande movimentação.

O número atual representa ainda um índice de motorização de 0,62 no município, superior em relação a 2010, quando o cálculo apontava 0,46, considerando-se as populações das duas épocas.

Mais veículos em circulação, mais infrações cometidas. A lógica também se reflete ao longo dos últimos anos em Pelotas, segundo as estatísticas do Detran-RS. Apenas nos primeiros quatro meses do ano o órgão computou 5.919 registros, média de 1.479 multas a cada 30 dias ou 49 a cada 24 horas.

A organização e a fiscalização do trânsito são realizadas principalmente pelos agentes da prefeitura. O grupo foi criado há 18 anos, quando a primeira turma, com 80 servidores, passou a atuar. Atualmente, a categoria participa das Operações Integradas, junto com outras forças de segurança, em ações nas principais vias.

Ocorrências como acidentes e outras questões relacionadas ao trânsito são atendidas 24 horas pelo telefone (53) 3227-5402.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados