Meio ambiente

Patram de Rio Grande realiza Operação Pesca Sustentável

Até o momento quatro pessoas foram presas durante as abordagens

11 de Fevereiro de 2021 - 13h32 Corrigir A + A -

Policiais militares da 3ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) realizam a Operação Pesca Sustentável. São ações de policiamento ambiental com ênfase na fiscalização de ilícitos relativos a pesca predatória, com foco nas localidades da 4ª secção da Barra e Rocinha, em Rio Grande. O objetivo é demonstrar a integração e visibilidade entre os diversos órgãos e instituições públicas envolvidas no processo de pesca, desde a captura, beneficiamento, armazenamento, transporte e comercialização.

As ações que se iniciaram na terça-feira (9) e se encerram nesta quinta, visam a preservação ambiental, mantendo a existência das espécies ameaçadas de extinção e evitando a exploração indiscriminada das espécies pescadas. Outro fato que deve ser levado em consideração, é que a Operação Pesca Sustentável, garante a qualidade do pescado a ser consumido pela população.

Até o momento, 304 pessoas foram abordadas, 248 veículos fiscalizados em barreiras de fiscalização, sendo que dois veículos recolhidos e oito notificados. Também foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais vinculados à pesca. Durante a Operação, quatro pessoas acabaram presas, sendo que uma destas se deu devido ao transporte de produto impróprio para o consumo humano, que seriam entregues no comércio local.

Para a Operação Pesca Sustentável participaram 124 agentes, sendo eles 49 Policiais Militares e 75 Servidores e 43 viaturas. A ação foi em conjunto com o 6º BPM, 5º BP Choque, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militares, Ibam, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Receita Estadual, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Fepam, Receita Estadual, Corsan, Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), CEEE, Vigilância Sanitária Municipal e Secretaria de Mobilidade, Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (Agentes de Trânsito), Guarda Municipal e Guarda Municipal Ambiental e Secretaria de Município de Meio Ambiente.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados