Exigência

Guarda Municipal recebe nova etapa de treinamento especializado

Curso é exigido por lei para que os efetivos mantenham o porte de arma funcional ativo

10 de Setembro de 2021 - 19h23 Corrigir A + A -
O treinamento é ministrado pelo Departamento de Ensino da Secretaria de Segurança Pública. (Foto: (Divulgação - SSP)

O treinamento é ministrado pelo Departamento de Ensino da Secretaria de Segurança Pública. (Foto: (Divulgação - SSP)

Teve início, nesta semana, o Estágio de Qualificação Profissional de 2021, destinado ao efetivo operacional da Guarda Municipal (GM). O treinamento é ministrado pelo Departamento de Ensino da Secretaria de Segurança Pública. A realização do curso é uma exigência, prevista por lei, para que os guardas mantenham seu porte de arma funcional ativo.

Com a carga horária de 80 horas-aula, o curso prevê as instruções sobre Técnicas Operacionais, Legislação, Direitos Humanos, Atendimento Pré-Hospitalar, Preservação da Saúde do Profissional de Segurança e, por fim, Armamento e Tiro, com a prática de uso da pistola e a capacitação para carabina, armamento que passará a ser empregado no patrulhamento diário dos efetivos. 

Para o titular da pasta de Segurança Pública, José Apodi Dourado, “a qualificação da GM, além de exigência legal, é uma ferramenta fundamental para entregar um serviço de eficiência à sociedade pelotense”.

O guarda municipal e instrutor Nélson Medeiros corrobora, afirmando que quanto maior o treinamento e capacitação das equipes, melhor será o entendimento da comunidade sobre o serviço oferecido por eles. “Acreditamos no treinamento continuado, pensando sempre no uso da arma de fogo como último recurso. Mesmo assim, se for necessário, nossos agentes estarão prontos”, finalizou o GM Medeiros.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados