Ação policial

Draco desarticula quadrilha em São José do Norte

Foram apreendidos materiais para fabricação e embalo de drogas, além de armas e mais de 1,2 munições na zona rural do município

12 de Janeiro de 2021 - 16h45 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Material foi apreendido em uma localidade da zona rural do município (Foto: Draco - Divulgação)

Material foi apreendido em uma localidade da zona rural do município (Foto: Draco - Divulgação)

Uma quadrilha que atuava na zona rural de São José do Norte foi desarticulada na manhã desta terça-feira (12) pela Polícia Civil. Um dos integrantes, um homem de 25 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse de armas e munições, e por manter petrechos para fabricação e embalo dos entorpecentes.

A ação foi comandada pela Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Rio Grande, sob coordenação do delegado Rafael Patella, e contou com apoio da Delegacia de Polícia de São José do Norte. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em dois imóveis no município, distantes cerca de 200 metros um do outro, na localidade do São Caetano. O investigado foi encontrado em uma das residências, onde também estava grande parte do material apreendido.

A quantidade de armamentos chamou a atenção. Os agentes localizaram uma pistola calibre .40, um revólver .38 e um rifle .20, além de mais de 1,2 mil munições de pelo menos nove calibres diferentes (confira a lista completa abaixo). Foram apreendidos ainda quase sete quilos de cocaína, quantidade avaliada pela Polícia Civil em R$ 200 mil, uma balança de precisão, uma prensa hidráulica, um veículo Hyundai Santa Fé e camisetas e máscaras da Polícia Civil.

A investigação, que durou um mês, apurou que a quadrilha comercializava a droga no próprio município e também em Rio Grande, já que São José do Norte é um dos caminhos para a chegada de entorpecentes na cidade vizinha. Além desse comércio, a Draco acredita que o grupo criminoso atuava em outras frentes, tendo em vista o grande número de munições e o material falso da Polícia Civil.

De acordo com o delegado Patella, os trabalhos de investigação vão prosseguir e outros membros da quadrilha já foram identificados. Ele também destacou a importância da ação deflagrada ontem. "Acredito que uma apreensão desse volume - de drogas, armas e munições - acaba por enfraquecer a estrutura do grupo criminoso, não só por desarmá-lo, mas também pelo valor da droga apreendida, além de veículos e materiais utilizados para prensamento e embalagem da droga, todos apreendidos".

Confira as munições apreendidas

01 pistola calibre .40
01 revólver calibre .38
01 rifle calibre .20
400 munições calibre .40
400 munições calibre .380 800
250 munições calibre .32 1050
50 munições calibre .38 1100
49 munições calibre .357 1149
28 munições calibre .9mm 1177
17 munições calibre .45 1194
01 munição calibre .556 1195
48 munições calibre .12


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados