Neste domingo

Ato marca o Dia Nacional do Guarda Municipal na 95ª Expofeira

Prefeito em exercício, Idemar Barz fez a entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da instituição no município

10 de Outubro de 2021 - 23h30 Corrigir A + A -
Foto: Rodrigo Chagas

Foto: Rodrigo Chagas

Neste domingo (10), data em que se comemora o Dia Nacional da Guarda Municipal (GM), a prefeitura, no seu estande localizado na 95ª Expofeira de Pelotas, na Associação Rural de Pelotas, entregou uma placa em homenagem a todos os profissionais da corporação, no município. A entrega foi realizada pelo prefeito em exercício, Idemar Barz, e pelo secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, ao comandante da GM, Igor Bretanha

Após fazer a entrega do reconhecimento, Idemar ressaltou a relevância do trabalho de cada profissional da GM. “É uma justa homenagem que a prefeitura está prestando porque sabemos que é um papel difícil de desempenhar,muitas vezes arriscando as suas vidas, trabalhando dias, noites, faça chuva ou faça sol, sempre que solicitada ela está pronta com o dever de zelar pelo patrimônio público, pelas pessoas pelo bem estar da sociedade”, apontou Barz.

A data e a GM de Pelotas

O Dia Nacional da Guarda Municipal foi instituído pela Lei Federal n° 12066/2009, no entanto, a GM de Pelotas foi fundada em 1990, completando 31 anos em fevereiro deste ano, com muitos avanços lembra o secretário municipal de Segurança Púbblica, José Dourado. “Nossa Guarda Municipal vem, ao longo dos mais de 31 anos, evoluindo em equipamentos, treinamento e capacitação, qualificando assim, o serviço entregue à sociedade pelotense. Com tudo isso, a GM cada vez mais contribui para uma Pelotas mais segura, nós só temos a agradecer a Guarda Municipal de Pelotas”, reiterou Dourado.

Para o diretor comandante da Guarda, Igor Bretanha é uma data para se homenagear todas as Guardas do país que trabalham diuturnamente pela segurança pública, buscando a tranquilidade das pessoas nos municípios. “Essa homenagem hoje reforça o reconhecimento e o apoio que a GM de Pelotas recebe do poder Executivo na nossa cidade por parte da prefeita Paula e do vice Idemar e é uma grata satisfação pra nós”, destacou.

Nos dias atuais, os agentes possuem várias atribuições, dada pela Lei Federal nº 13.022/2014, atuando também como força auxiliar de segurança pública no município e na proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania, das liberdades públicas e da preservação da vida e no patrulhamento ostensivo, além de ser importante ator na redução dos índices criminais nos municípios. 

A cerimônia que aconteceu na Expofeira é feita em alusão ao dia comemorado por todo o país que demonstra com essa data, a relevância e a valorização à instituição em âmbito nacional. Atualmente no Brasil, existem cerca de 130 mil agentes da GM.

Também participaram da homenagem o coordenador de atuação GM Iure, os GMs Alves e Otacílio. Ainda no ato estavam a diretora de prevenção da Secretaria de Segurança, Alicéia Ciciliano, a coordenadora do Observatório de Segurança Pública, Cíntia Aires, a Assessora Especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore e integrantes do eixo prevenção social do Pacto. 

Idemar prestigia entrega de cheque solidário

Ainda integrando a agenda deste domingo, no evento, o vice-prefeito em exercício, Idemar Barz também acompanhou a entrega simbólica de um cheque de R$ de 20 mil ao Programa Mesa Brasil do Sesc. O valor é referente ao ingresso solidário de acesso à Expofeira cujas arrecadações, até agora, já totalizaram duas toneladas e meia de alimentos e mais de R$ 10 mil em doações.

Idemar parabenizou o presidente da Associação Rural, Rodrigo Gonzalez, pela iniciativa de reverter o ingresso desse ano em doações e a todas as entidades apoiadoras do gesto solidário. Em seguida, o Barz fez uma pequena apresentação cantando e tocando acordeão no palco do espaço Conferência Rural.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados