Treinamento

Acadepol irá ministrar curso de formação da Guarda Municipal de Pelotas

A cerimônia de abertura e a aula inaugural de boas-vindas ocorreram na sexta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal; alunos terão 35 disciplina e 600 horas de aulas

08 de Novembro de 2019 - 21h02 Corrigir A + A -

Por: Giulliane Viêgas
giulliane.viegas@diariopopular.com.br

 (Foto: Jô Folha - DP)

(Foto: Jô Folha - DP)

A partir da próxima segunda-feira (11), 30 aprovados no último concurso da Guarda Municipal (GM) iniciam as atividades do curso de formação. A cerimônia de abertura e a aula inaugural de boas-vindas ocorreram na sexta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal com apresentação da grade curricular e palestra de um dos consultores do projeto Pacto Pelotas pela Paz, Alberto Kopittke. O curso instruído por servidores da Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Rio Grande do Sul terá duração de 600 horas, aproximadamente três meses. "É uma grande oportunidade e um dia histórico para Pelotas. Os alunos receberão um treinamento de alta qualidade", enfatizou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

A diretora-geral da Acadepol, delegada Elisângela Reghelin, disse que além das aulas práticas e teóricas com diversos profissionais não só da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Guarda Municipal, os alunos passarão por um treinamento especializado com experiências integradas com outros órgãos de Segurança Pública. "Os policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) já estão prontos para iniciar a formação. Esse aperfeiçoamento é fundamental", comentou. Algumas aulas serão dadas na 18ª Delegacia de Polícia Regional (DPR), que tem como um dos coordenadores locais do curso, o titular Márcio Steffens. As aulas práticas de tiro ocorrerão no estande do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e seguem a cartilha da Polícia Federal (PF).

Durante a cerimônia, o comandante da Guarda Municipal e professor do curso, Sandro Carvalho, disse que a formação de novos servidores representa mais efetividade e segurança na cidade. Conforme Sandro, se todos os alunos forem aprovados, o efetivo da GM de Pelotas será de 210 agentes. "Serão mais servidores nas ruas e melhor atendimento."

O secretário de Segurança Pública do município, Aldo Bruno Ferreira, destacou a importância do chamamento dos aprovados e a instrução ministrada pela Acadepol. "Muito se esperou por esse momento. A Guarda Municipal tem papel fundamental no Pacto Pelotas pela Paz e, juntamente com outros órgãos, conseguimos diminuir indicadores de criminalidade. Ter mais servidores significa que estamos no caminho certo", disse.

Os 30 alunos terão 37 disciplinas, entre teóricas e práticas, que vão de técnicas operacionais policiais, direitos fundamentais, defesa pessoal, noções de processo penal, ostensividade e prevenção, armamento e tiro.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados