Lançamento

Pela primeira vez, produto desenvolvido em pesquisa da UFPel chega ao mercado consumidor

Suplemento alimentar voltado para vacas leiteiras será lançado nesta quinta no Parque Tecnológico

07 de Julho de 2021 - 19h48 Corrigir A + A -
Chegada do CALUP ao mercado consolida a capacidade da universidade no desenvolvimento de tecnologias que possam chegar aos cidadãos (Foto: Divulgação - DP)

Chegada do CALUP ao mercado consolida a capacidade da universidade no desenvolvimento de tecnologias que possam chegar aos cidadãos (Foto: Divulgação - DP)

Nesta quinta-feira (8), será lançado, durante cerimônia no Pelotas Parque Tecnológico, o suplemento alimentar CALUP, voltado para vacas leiteiras. O evento poderia ser mais um lançamento do mercado do agronegócio; no entanto, este é um marco para a Universidade Federal de Pelotas: pela primeira vez, um produto desenvolvido no contexto de um projeto de pesquisa da Universidade chega às prateleiras para o consumidor, após ser patenteado e licenciado por meio de parceria entre uma empresa e a Universidade.

Desenvolvido pela empresa Ignis Animal Science, incubada na Incubadora de Base Tecnológica Conectar, da UFPel, o suplemento busca solucionar a hipocalcemia, deficiência em cálcio encontrada em vacas leiteiras no período de vida em que estão em lactação. Segundo a sócia da Ignis, Josiane Feijó, muitas vezes essa hipocalcemia é subclínica, pois não apresenta os sintomas de uma síndrome mais aguda; no entanto, tal condição atinge cerca de 50% do rebanho justamente no momento em que estão na produção leiteira: como o cálcio é direcionado para o leite, a mãe acaba tendo seu nível reduzido.

Josiane é farmacêutica e bioquímica e cursou toda a sua pós-graduação na Universidade Federal de Pelotas: primeiro, seu mestrado no programa de pós-graduação em Química; depois, o doutorado no PPG em Veterinária. Foi no último em que começou a estudar o ciclo de metabolismo do cálcio no rebanho leiteiro, junto ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec). “Não estávamos esperando resultados inovadores; tínhamos apenas a teoria”, relembra. No entanto, ao vislumbrar uma possibilidade de um produto promissor, foram iniciados os primeiros testes.

Iniciados pelos testes de laboratório, depois pelos testes pilotos, foi-se comprovando a qualidade e a eficiência do novo suplemento. O ingrediente-chave é o Ignis Active, composto patenteado e de cujo desenvolvimento participaram pesquisadores tanto da empresa incubada quanto do Nupeec, que trabalha há mais de 20 anos com pesquisas e inovação na área de nutrição, clínica e reprodução de bovinos.

Após os primeiros resultados promissores, as premissas foram comprovadas em testes de maior escala em animais da Granja Quatro Irmãos, parceira de longa data do núcleo: após a aplicação de uma dose do suplemento, os níveis de cálcio já sobem de forma imediata, até 30 minutos depois. Além disso, foi observado um aumento de produção no leite: foram três litros a mais por dia, em 220 dias, período que geralmente dura a lactação das vacas.

Tais dados foram levados para diversas feiras do agronegócio, e nesses ambientes foram formadas algumas parcerias fundamentais para que o produto pudesse chegar ao mercado consumidor: uma fábrica de nutrição animal de Erechim (RS), que realizará a produção final, a partir do composto desenvolvido pela Ignis, e a distribuidora Resolpec, de Antônio Prado (RS), que fará a intermediação comercial. “Ter parceiros-chave é fundamental para que tudo aconteça”, pontua Josiane.

Um dos diferenciais do CALUP em relação à concorrência é que o suplemento já efetivo em aplicação única, realizada logo após a primeira ordenha. Uma segunda dose pode ser oferecida, para que haja um possível crescimento na produção leiteira. Já o produto concorrente mais próximo necessita a aplicação de quatro doses em dois dias, sendo que uma delas deve ocorrer 12 horas antes do parto, algo difícil de prever. Além disso, o produto desenvolvido na pesquisa da UFPel tem resultados comprovados em artigos científicos.

Tecnologia da academia à sociedade

Segundo o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, Vinícius Campos, a chegada do CALUP ao mercado consolida a capacidade da universidade no desenvolvimento de tecnologias que possam chegar aos cidadãos. “Este tipo de atividade precisa ser cada vez mais incentivado, pois é a forma como o conhecimento e a pesquisa podem gerar desenvolvimento, emprego e renda para a sociedade brasileira”, afirma.

A venda de produtos criados por meio de pesquisas da Universidade, como o suplemento a ser lançado nesta quinta-feira, também será uma forma de financiar iniciativas de inovação e desenvolvimento: de acordo com a Política de Inovação da UFPel, um terço dos royalties recebidos são destinados aos pesquisadores aos quais pertence a patente, um terço para a Superintendência de Inovação e outro terço para a unidade acadêmica à qual o projeto é vinculado. “É um valor que será reinvestido internamente”, explica Campos.

Um dos fatores que acelerou o lançamento comercial do CALUP é o fato de ser um produto de uma empresa incubada na Conectar, uma prioridade eleita também pela Política de Inovação. Outra via possível é a oferta de uma transferência de tecnologia por parte da UFPel, modalidade pela qual já ocorreu o licenciamento de um produto gerado por um projeto de pesquisa, mas que ainda não foi lançado comercialmente.

O coordenador da Incubadora de Base Tecnológica Conectar, Felipe Marques, também comemora o feito: “Vivemos um momento ímpar em nosso ecossistema de inovação”. Em sua opinião, esse tipo de desenvolvimento só é possível com investimento a longo prazo em ciência e tecnologia, associado a ambientes de inovação, como a Conectar.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Ensino em Pecuária (Nupeec), Márcio Nunes Corrêa, explica que o lançamento é fruto de uma opção do grupo em realizar pesquisas voltadas também para o desenvolvimento de produtos, aproveitando uma mudança na legislação, que propiciou o estímulo ao empreendedorismo no ambiente acadêmico. “É um marco histórico ver um produto todo desenvolvido dentro da UFPel. Para a gente, que está no dia-a-dia, é uma grande emoção”, comemora.

Para Josiane, ver o produto chegando ao mercado consumidor, segundo ela, causa até arrepios. Mesmo que já tenha tido a vontade de desistir, o “sangue no olho”, conforme palavras suas, falou mais alto: “Temos que dar um retorno para a sociedade”. Na sua opinião, devolver o financiamento de suas pesquisas, obtido por meio de diversas agências de fomento, como a Fapergs, a Finep e a Capes, em forma de produto é diferente do que apenas em artigos. “A educação para mim é tudo”, completa a sócia da Ignis.

Serviço

O quê? Lançamento do suplemento alimentar para bovinos leiteiros CALUP® - primeiro produto totalmente desenvolvido no contexto da Universidade Federal de Pelotas

Quando? Quinta-feira (8), às 17h

Onde? Pelotas Parque Tecnológico (avenida Domingos de Almeida, 1785)

Presença restrita às autoridades convidadas e à imprensa devido aos protocolos de segurança da COVID-19.


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