Consulta Popular

Votação da Consulta Popular está aberta à população

Zona Sul tem cinco propostas que podem ser escolhidas até o dia 30 de novembro

25 de Novembro de 2021 - 09h46 Corrigir A + A -
As iniciativas foram enviadas pela própria população e analisadas nas assembleias públicas regionais ou microrregionais dos Coredes

As iniciativas foram enviadas pela própria população e analisadas nas assembleias públicas regionais ou microrregionais dos Coredes

Gaúchos e gaúchas da Zona Sul e de todo o Estado têm até a próxima terça-feira (30) para votar sua prioridade entre as cinco propostas disponibilizadas pela Consulta Popular RS. Promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, a votação ocorre virtualmente e tem como valor R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) - entre elas, a Sul.

Este ano, as cinco propostas apresentadas abrangem as áreas do Turismo, Agricultura e Tecnologia, sendo elas Praia Sustentável em Turuçu, Sinalização Turística Regional, Correção do Solo, Agroindústria Familiar e Cidades Inteligentes: Pontos Públicos de Internet. As iniciativas foram enviadas pela própria população e analisadas nas assembleias públicas regionais ou microrregionais dos Coredes.

O presidente do Corede-Sul, Ronaldo Maciel, explica que o projeto que prevê a construção de uma infraestrutura no acesso da população de Turuçu à Lagoa dos Patos pode ser benéfica para a Zona Sul, podendo atrair turistas e moradores de cidades vizinhas. "Embora seja em Turuçu, essa proposta vai atingir todos os municípios da região, que poderão usufruir dos benefícios dessa proposta diferenciada de turismo."

Também relacionado ao turismo local, Maciel pontua que o Sul do Estado ainda carece de sinalização dos pontos turísticos regionais. "É uma proposta colocada pela sociedade e a assembleia geral achou muito boa. Ainda não temos placas suficientes, então achamos por bem colocar a proposta", diz.

"É importante que a população vote porque precisamos de, pelo menos, 2% dos moradores de cada município comparecendo, porque se não comparecerem o município não será contemplado. Aqueles que atingirem a meta têm chance de serem contemplados, totalizando oito municípios com mais votos", explica o presidente, que acrescenta que se apenas a proposta número 1 - de Turuçu - for aprovada, somente neste caso, todo recurso irá para esta cidade.

Funcionamento da Consulta Popular RS

Maciel explica que, das cinco propostas apresentadas, três precisam ser de áreas diferentes neste ano, sendo Turismo, Agricultura e Inovação, Ciência e Tecnologia. A verba, oriunda do orçamento estadual, é distribuída entre aquelas cidades que mais tiveram votos nos projetos e de acordo com critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para votar, o cidadão deve acessar o site consultapopular.rs.gov.br ou o aplicativo Colab e informar CPF, data de nascimento e número do Título Eleitoral. Cada eleitor pode votar em apenas uma proposta.

Propostas do Corede-Sul para votação

- Praia Sustentável em Turuçu
- Sinalização Turística Regional
- Correção do Solo
- Agroindústria Familiar
- Cidades Inteligentes


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados