Articulação

Vereadores adiam definição de comissões

Marcada para esta quinta, eleição de presidentes dos grupos sobre áreas como saúde e educação ficou para próxima semana

07 de Fevereiro de 2019 - 17h16 Corrigir A + A -

Por: Vinicius Peraça
vinicius.peraca@diariopopular.com.br 

Fernanda Miranda e Marcola - Vinicius Peraca

Parlamentares articulam coordenação de comissões temáticas da Câmara (Foto: Vinicius Peraça - DP)

A eleição dos presidentes das comissões temáticas da Câmara de Vereadores de Pelotas foi adiada. Marcada para a manhã desta quinta (7), a escolha de quem comandará os nove grupos que analisam e propõem projetos ligados a áreas específicas ficou para a próxima terça (12).

Disputadas por bancadas de governo e oposição, as coordenações das comissões não foram definidas devido a impasse sobre o método de escolha. Enquanto um grupo de sete partidos encabeçado pelo PT defendia as eleições ainda durante a sessão, o presidente da Casa, Fabrício Tavares (PSD), optou por não seguir a sugestão. “A escolha dos respectivos presidentes deverá ocorrer semana que vem durante reuniões das próprias comissões, visto que apenas os integrantes têm direito a voto”, justificou.

Durante boa parte das três horas de sessão, parlamentares deste grupo formado por sete dos 11 partidos do Legislativo articularam a distribuição dos cargos. Com maioria formada, a tendência é de que PT, PSOL, PDT, DEM, PRB, PSB e MDB assumam o controle das comissões, deixando outras siglas ligadas ao governo sem o comando dos colegiados.

Entenda

A Câmara de Vereadores de Pelotas possui 11 comissões. Duas delas são permanentes: Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Orçamento e Finanças (COF). Ambas foram definidas na quarta (6).

Outras nove comissões são temáticas: Agricultura e Pesca; Cultura, Desporto e Turismo; Direitos Humanos e Cidadania; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Segurança; Urbanismo, Serviços Públicos e Habitação; e Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Ao contrário dos colegiados permanentes que se reúnem semanalmente, estas comissões realizam encontros conforme a necessidade de análise de projetos ligados às áreas. Também costumam ser usados para convocações de secretários para que prestem contas e sejam cobrados pelos vereadores.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados