Demandas

Prefeitos encontram governador em Porto Alegre

Representantes da Azonasul cobrarão do governador investimentos na região

14 de Agosto de 2019 - 10h16 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Prefeitos serão recebidos no Palácio Piratini (Foto: Felipe Dalla Vale - Palácio Piratini)

Prefeitos serão recebidos no Palácio Piratini (Foto: Felipe Dalla Vale - Palácio Piratini)

Representantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) serão recebidos nesta quarta, às 14h, pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no Palácio Piratini. O encontro foi pedido pelos prefeitos para apresentar uma lista de demandas que esperam ver atendidas pelo governo.

O descontentamento tem como alvo principal a falta de investimentos nas rodovias estaduais. Os prefeitos esperam convencer Leite da necessidade de destinar recursos para obras em localidades do sul do Estado como Pedras Altas e Cerrito. Em junho, o governo lançou um pacote de R$ 301,4 milhões para intervenções rodoviárias. Porém, a fração destinada à área de abrangência da Azonasul foi de R$ 2,4 milhões.

A comitiva também cobrará do governo agilidade na assinatura do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) entre Estado, Estaleiro EBR, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o município de São José do Norte. O documento é apontado como essencial para que o estaleiro renove sua licença, mantendo a construção de módulos para embarcações. Segundo a Prefeita Fabiany Zogbi Roig (PSB), há previsão de geração de três mil empregos a partir de novos contratos para montagem de 14 estruturas.

Pressionado pelos governos federal e de Santa Catarina, Leite ainda receberá dos prefeitos apelo para que mantenha a atual legislação pesqueira gaúcha. A normativa elimina a pesca predatória do arrasto próximo à costa do Estado.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados