Pandemia

Prefeitos encaminham cancelamento geral de eventos

Continuidade da curva ascendente de contágios por Covid-19 e falta de recursos para feiras e comemorações são os principais motivos

24 de Junho de 2020 - 10h26 Corrigir A + A -

Por: Vinicius Peraça
vinicius.peraca@diariopopular.com.br 

Data para realização da Expofeira será tema de reunião entre Associação Rural e Executivo de Pelotas. (Foto: Infocenter Carlos Queiroz)

Data para realização da Expofeira será tema de reunião entre Associação Rural e Executivo de Pelotas. (Foto: Infocenter Carlos Queiroz)

O sinal foi dado há duas semanas. Sede de uma das principais celebrações do Estado pela Revolução Farroupilha, Piratini foi a primeira cidade da região a confirmar que em setembro de 2020 não haverá festividades. Segunda-feira foi a vez de Cerrito também cancelar. Porém, nem as duas cidades serão as únicas, nem somente as festas tradicionalistas serão atingidas. A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) prepara para os próximos dias anúncio de suspensão geral de eventos nas 22 cidades que a integram.

Além do presidente da associação e prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira (PP), pelo menos outros seis gestores têm defendido um cancelamento geral até o fim do ano: Nataniel Candia (PDT, Amaral Ferrador), Marco Antônio Barbosa (DEM, Chuí), Rubem Wilhelnsen (PSDB, Herval), Alexandre Lindenmeyer (PT, Rio Grande), Rudinei Härter (PDT, São Lourenço do Sul) e Selmira Fehrenbach (MDB, Turuçu). A intenção é que se chegue a um consenso o quanto antes. Se possível, já na próxima reunião, marcada para segunda-feira.

A desistência dos eventos em toda a região vem sendo debatida na Azonasul há pelo menos três semanas. Contudo, o martelo ainda não foi batido devido a dúvidas de alguns prefeitos com relação à possibilidade de deixar margem para festas realizadas por entidades ou empresas privadas e que não sejam promovidas pelo Poder Público. Casos, por exemplo, da Südoktoberfest, em São Lourenço do Sul, ou da Fenadoce, em Pelotas. Ambas atraem grandes públicos e movimentam a economia nas cidades, mas em meio a uma pandemia representam também alto risco de disseminação da Covid-19.

Se depender de Rudinei Härter, o cancelamento a ser adotado por todas as cidades deve abranger todo tipo de realização capaz de reunir pessoas. “Pelo que está se apresentando serão cancelados todos. Até mesmo os privados. Por parte do município, Feira do Livro, Festival de Bandas, festa de Natal, Show da Virada, desfile de Sete de Setembro, todos devem ser cancelados”, defende.

Sem dinheiro
No Cerrito, além de não haver comemorações farroupilhas, outro importante evento do calendário local também pode ficar para o ano que vem. Promovida no 3º Distrito há 15 anos para destacar uma das principais produções rurais e fonte de renda para a cidade, a Festa do Leite Jersey provavelmente não tenha condições sanitárias e econômicas para realização. “Precisamos focar e priorizar a prevenção e as ações de combate à Covid-19. Isso é prioridade máxima agora. Aliás, nem orçamento temos para realização destes eventos e também provavelmente nem patrocínios conseguiríamos num momento como esse”, explica Douglas Silveira.

Fenadoce e Expofeira
Oficialmente transferida do mês de maio para algum período do segundo semestre, a Fenadoce 2020 continua sem data definida. Nem certeza absoluta se, de fato, ocorrerá. No começo do mês, organizadores do evento se reuniram e mantiveram a expectativa de promover a edição. Contudo, uma nova reunião para tratar do assunto está programada para os próximos dias com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

A mesma indefinição permanece com relação à Expofeira, que também será tema de reunião entre Associação Rural e Executivo. De acordo com o presidente da entidade, Rodrigo Gonzalez, existe planejamento pronto para que ocorra, pelo menos, uma edição adaptada. “A Expofeira tem data para acontecer nem que seja em formato exclusivamente digital, porque daí não há impedimento por conta da questão de circulação de pessoas”, afirma.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados