Recuo

Pelotas e região continuam com bandeira laranja

Após indicação preliminar de agravamento da classificação, governo do Estado acolheu recurso e manteve cidade em nível médio de risco

27 de Julho de 2020 - 17h07 Corrigir A + A -

Por: Vinicius Peraça
vinicius.peraca@diariopopular.com.br 

Pelotas e municípios da região poderão continuar com protocolos de bandeira laranja nesta semana. A confirmação foi anunciada na tarde desta segunda-feira (27) pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Mapa_Bandeiras_28_JUL_a_03_AGO_ATUALIZADO

Na sexta, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado apontava o Sul do Estado como risco alto para o contágio por coronavírus, indicando a bandeira vermelha. O principal ponto alertado naquele momento foi o alto número de internações hospitalares na região. Contudo, após análise de recurso encaminhado pela prefeitura de Pelotas, o comitê técnico do Palácio Piratini reverteu a decisão e indicou a cor laranja.

Conforme o governador, todas as áreas foram favorecidas em seus cálculos locais por conta do aumento no número de leitos livres no Estado. No caso da Zona Sul, especificamente, contou a favor também a melhoria na proporção entre contaminados ativos e recuperados. Segundo os dados, na última semana a região passou de 292 para 387 pessoas recuperadas, ficando com 0,47 caso ativo para cada um livre da doença.

Leite apontou também que há oferta suficiente de leitos e que a demanda por internações se manteve estável. Contudo, disse que há necessidade de manter o sinal de alerta. "A região de Pelotas teve uma variação de hospitalizações que gera preocupação, mas é uma região onde há muita disponibilidade de leitos hospitalares”, disse.

Às 17h30min a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) fará transmissão ao vivo pelas redes sociais para comentar a definição do governo do Estado e indicar os protocolos a serem adotados nos próximos dias.

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados