2017/2020

Paula Mascarenhas (PSDB) assume prefeitura de Pelotas

Candidata fez 59,86% dos votos válidos; posse foi neste domingo (1º). Prefeita é a primeira mulher a ocupar o cargo máximo no Paço Municipal

01 de Janeiro de 2017 - 21h28 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Paula Mascarenhas e Idemar Barz, durante solenidade de posse (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Paula Mascarenhas e Idemar Barz, durante solenidade de posse (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Paula Schild Mascarenhas (PSDB), 46 anos, tomou posse como prefeita de Pelotas, neste domingo (1º), em cerimônia realizada no Largo Edmar Fetter. A ex-vice-prefeita venceu o pleito, em primeiro turno, no dia 2 de outubro, com 112.358 votos (59,86% dos votos válidos). O vice-prefeito será o ex-vereador Idemar Barz (PTB). Logo após a solenidade, a prefeita deu posse ao novo secretariado, em ato realizado no Hall de entrada da prefeitura.

Perfil
Paula Mascarenhas tem 46 anos. É natural de Pelotas, doutora em Letras e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), entre os dias 16 e 18 de dezembro, 76,5% dos pelotenses acreditam que ela fará um trabalho positivo à frente da Prefeitura.

>>> Confira quem assume as secretarias do governo

>>> Confira a galeria de fotos do repórter fotográfico, Carlos Queiroz

>>> Câmara empossa 21 vereadores para próximo mandato

 

Carlos Queiroz 8769 (4)

Posse
A solenidade de posse contou com a presença de vereadores, autoridades e do ex-prefeito Eduardo Leite. Na ocasião, Eduardo se disse honrado por passar o cargo à Paula, com quem nos últimos quatro anos teve uma relação profissional de grande altruísmo. Eduardo também enfatizou os feitos de seu governo, falando que realizou uma "política diferente".

Logo em seguida, o vice-prefeito, Idemar Barz (PTB) fez diversos agradecimentos e reessaltou a  vitória de Paula, sendo a primeira mulher eleita prefeita do município.

Em sua posse como prefeita, Paula Mascarenhas fez um discurso de 15 minutos, "Devo tudo o que sou à essa cidade", foram as primeiras palavras da então prefeita. Logo em seguida, contou sua história de vida e a relação que tem com a cidade de Pelotas. Contou sobre os trajetos que fez, locais que frequentou, escola onde aprendeu, faculdade onde lecionou. Citou Bernardo de Souza, ex-prefeito de Pelotas, falecido em 2010, com quem Paula iniciou sua carreira na política. Além de agradecer a parceria com Eduardo e entender os desafios que terá pela frente ao lado do seu vice, Idemar Barz.

A prefeita também elencou algumas prioridades do seu governo no âmbito de saúde, como ampliar a Rede Bem Cuidar e avançar nos trabalhos do Centro de Especialidades. Em segurança pública, Paula aposta na precaução com auxílio da tecnologia, assistência social e também na educação, tanto para ressocialização, quanto para a prevenção. Outro ponto elencado por Paula foi o desenvolvimento regional, em que a prefeita diz contar com o auxílio de outros prefeitos da região. Muito importante para a zona rural, Paula falou que seu desafio nesses próximos quatro anos, é abrir a licitação para o Transporte Coletivo para essa região, onde sempre há muitas dificuldades para o deslocamento. No ramo da educação, a aposta é o avanço da política já consolidada das Escolas Municipais de Educação Infantil e seu avanço para o ensino fundamental.

Por ser a primeira mulher eleita prefeita de Pelotas, Paula se disse preparada para honrar esse posto, "Sou a primeira mulher eleita prefeita de Pelotas e que eu possa representar as mulheres e homens dessa terra que tanto amo".

Carlos Queiroz 8769 (5)

Secretariado
O secretariado escolhido por Paula tomou posse, oficialmente, em ato realizado no Paço Municipal, logo após a cerimônia no Largo Edmar Fetter. Clique aqui e confira quem são os escolhidos pela prefeita para compor o quadro de secretarias.

Vitória em primeiro turno
Nas eleições do ano passado, entre os outros sete concorrentes, o principal adversário, durante a campanha, havia sido Anselmo Rodrigues (PDT), que já foi prefeito por duas vezes, fez 37.967 votos, ou 20,23%. Pelotas tem 343.651 habitantes e 228.634 eleitores aptos a votar. Os 324 candidatos a vereador disputaram 21 vagas na Câmara Municipal.

Confira o resultado completo:
Paula Mascarenhas (PSDB): 112.358 (59,86%)
Anselmo Rodrigues - Governaço (PDT): 37.967 (20,23%)
Jurandir Silva (PSOL): 21.803 (11,62)
Miriam (PT): 12.054 (6,42)
Fábio Tedesco (PROS): 2.050 (1,09%)
Marco Marchand (PEN): 1.151 (0,61%)
Ledinei Santana (PMN): 313 (0,17%)
Flavio De Souza (PT do B): 0 (0,00%) - candidato teve candidatura indeferida

Carlos Queiroz 8769 (7)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados