Tentativa

Paula encaminha recurso à bandeira vermelha

Prefeita espera convencer governo do Estado a manter cidade classificada como nível médio de risco para o coronavírus

25 de Julho de 2020 - 20h11 Corrigir A + A -

Por: Vinicius Peraça
vinicius.peraca@diariopopular.com.br 

50135094731_c0bfdaf200_c

Prefeita diz que cidade tem protocolos equilibrados para proteção à saúde e espera que bandeira laranja seja mantida (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) decidiu enviar recurso ao comitê técnico do governo do Estado que analisa os níveis de risco para o coronavírus. A intenção é fazer com que o município não entre em bandeira vermelha a partir da próxima terça (28), quando passa a valer a atualização da 12ª semana do Distanciamento Controlado.

Na sexta (24), o mapa com as cores das 20 regiões do Rio Grande do Sul apontou que Pelotas e região devem passar da cor laranja para a vermelha. Medida que, se confirmada, retomaria o fechamento de parte das atividades econômicas.

De acordo com Paula, a decisão de recorrer ao Palácio Piratini para a manutenção da bandeira laranja se deu com base no entendimento de que a cidade manteve níveis estáveis de internação e "crescimento mais lento de óbitos".

"Nosso recurso foi feito porque acreditamos que o protocolo hoje existente em Pelotas alcança o esperado equilíbrio entre proteção à saúde e à economia. O abre e fecha é muito negativo, tensiona a sociedade e não favorece o engajamento", justifica a prefeita. "Nosso recurso é baseado no aumento recente de leitos exclusivos para atendimento Covid, tanto de enfermaria quanto de UTIs, na baixa internação em leitos de enfermaria e no fato de termos menos de 50% dos leitos de UTI ocupados. Tivemos também um crescimento mais lento de óbitos relativamente à semana anterior, além de um aumento no índice de casos recuperamos relativamente à mesma semana", conclui.

Os municípios e regiões têm prazo até às 6h deste domingo (26) para protocolar os recursos. Na segunda (27), após a análise dos argumentos, o governo divulga o mapa definitivo com as bandeiras válidas para a semana.

 

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados