Luto

Ex-secretário municipal Daniel Aquini faleceu nesta sexta-feira

O advogado foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores

09 de Março de 2018 - 18h18 Corrigir A + A -
Aquini foi secretário entre 2003 e 2004 em Pelotas. (Foto: Paulo Lanzetta - Embrapa - Especial - DP)

Aquini foi secretário entre 2003 e 2004 em Pelotas. (Foto: Paulo Lanzetta - Embrapa - Especial - DP)

Morreu nesta sexta-feira o ex-secretário municipal de Pelotas, Daniel Marques Aquini. Advogado e mestre em sociologia, Aquini atuou no governo estadual entre 1999 e 2002 na área de planejamento de desenvolvimento regional durante o governo de Olívio Dutra (PT). Em Pelotas, durante o governo de Fernando Marroni (PT) foi secretário de Desenvolvimento Econômico entre 2003 e 2004. As homenagens estão sendo prestadas no Memorial Angelus Pax até às 23h desta sexta-feira. O corpo de Daniel será cremado.

Atualmente, Aquini integrava a gestão da Embrapa Clima Temperado, onde era supervisor do setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (Spat). Foi servidor do órgão durante 13 anos. Foi responsável por projetos de desenvolvimento regional, como o Sabor Nativo, que incluiu agroindústrias na produção de produtos com frutas nativas valorizando espécies locais como araçá, butiá, pitanga, entre outros.

Outra contribuição foi a coordenação do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de alimentos da região sul. Este segundo trabalho visa aproximar o produtor do consumidor, encurtando a relação sem atravessadores. O formato é conhecido como "cadeias curtas de comercialização". Integra este projeto o Restaurante Escola, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e a 8º Brigada de Infantaria Motorizada com relação direta com a a rede de agricultores familiares da APL. O projeto praticamente duplicou os valores de comercialização deste segmento.

Daniel também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Pelotas, foi assessor da bancada do PT na Câmara de Vereadores, advogado sindical e assessor na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados