Novo ciclo

Silvana Covatti, na Agricultura, e Ronaldo Santini, no Turismo, tomam posse como secretários

Ato foi transmitido por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19

30 de Março de 2021 - 17h50 Corrigir A + A -
A ocasião também marcou a despedida do titular da Seapdr, Covatti Filho, que anunciou a saída do governo do Estado para reassumir como deputado federal

A ocasião também marcou a despedida do titular da Seapdr, Covatti Filho, que anunciou a saída do governo do Estado para reassumir como deputado federal

Os novos titulares da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, e de Turismo, Ronaldo Santini, foram empossados pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira (30), em ato transmitido por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

“São secretarias de duas áreas estratégicas do nosso governo e que passam por momentos muito difíceis. A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio. Quanto ao turismo, o setor que mais sofre certamente neste momento, já que é a natureza da atividade atrair e aglomerar pessoas, o que não é recomendável, também merece uma atenção especial do nosso governo. Por isso, é um ato de coragem da Silvana e do Santini em assumirem essas duas pastas, mas tenho certeza de que estão nas mãos de duas pessoas competentes e empenhadas, com qualidade e disposição para mudar a vida da nossa população, somando à nossa já qualificada equipe de governo”, destacou Leite.

A ocasião também marcou a despedida do titular da Seapdr, Covatti Filho, que anunciou a saída do governo do Estado para reassumir como deputado federal. Segundo a mãe do parlamentar, um dos legados do filho na pasta foi tornar o RS livre da vacinação de aftosa.

"O meu grande desafio será dar seguimento às ações e ao legado do meu filho, sendo uma mulher e protagonista neste momento histórico, em que enfrentamos tantas dificuldades, mas com a ajuda de todas as entidades que envolvem o agro e que formam o PIB do nosso Estado", destacou Silvana após a posse.

Santini também falou dos próximos passos frente à pasta do Turismo. "Um dos maiores desafios é fazer com que o turismo possa retomar suas atividades com segurança, de forma gradativa e permanente, com muito diálogo, previsibilidade e planejamento para essa indústria sem chaminés e que traz tanto crescimento e desenvolvimento para o RS", destacou o novo secretário.

Também estiveram presentes no ato de posse no gabinete do governador no Palácio Piratini o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, outros secretários e líderes políticos participaram por vídeo.

Perfis

Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Silvana Covatti
Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Na sua segunda votação, Silvana foi a deputada mais votada, em 2010. Quatro anos depois foi novamente eleita com expressivo número de votos.

Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos de história. Por conta do cargo, assumiu, por cinco dias, o governo do RS na ausência do então governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli. Nas eleições de 2018, foi novamente eleita deputada estadual.

Silvana também se elegeu presidente do Movimento Mulher Progressista Gaúcha e da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. Teve os direitos das mulheres sua principal luta em todos seus mandatos.

Secretário de Turismo - Ronaldo Santini
Ronaldo Santini é advogado, natural de Lagoa Vermelha. Deputado federal pelo Rio Grande do Sul, construiu sua experiência política ao longo de 16 anos de atuação em Brasília como assessor parlamentar no Congresso. Foi eleito por dois mandatos para exercer o cargo de deputado estadual na Assembleia gaúcha.

Na Câmara dos Deputados, a atuação parlamentar se destaca na defesa de projetos que visam ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Santini foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha, vice-presidente de Políticas para a Região Sul da Frente Parlamentar da Agropecuária, também atuou como coordenador-geral da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas e na coordenação-geral das Frentes Parlamentares Mistas pela Conclusão da BR-285 e da BR-470.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados