Eleições 2020

Santa Vitória estará sob o comando de liderança jovem

As três chapas que concorrem são encabeçadas por candidatos na casa dos 30 anos de idade

29 de Outubro de 2020 - 08h55 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Cidade dos Faróis. É o título carinhoso que o município recebe (Foto: Departamento de Comunicação da prefeitura)

Cidade dos Faróis. É o título carinhoso que o município recebe (Foto: Departamento de Comunicação da prefeitura)

Cresce a expectativa pelo resultado das urnas, mas a comunidade já tem uma certeza: Santa Vitória do Palmar será administrada por liderança jovem, de 2021 a 2024. Além de Wellington Bacelo (MDB), que entrou para história como o prefeito mais novo a assumir o comando do município, integram a disputa Giordano Pereira (PDT) e Paulo Giudice (PT). Os três, na casa dos 30 anos.

Independentemente de quem sair vitorioso, a cidade estará nas mãos de um dos três grupos políticos que têm estado à frente da cidade, desde a redemocratização: MDB, PDT ou PT.

Dos oito processos eleitorais realizados de lá para cá, o MDB ocupava a cabeça de chapa em 1988, 1992 e 2016. O PT luta para retornar à cadeira do Executivo, depois de três vitórias seguidas, em 2004, 2008 e 2012. Já o PDT - eleito na condição de vice na gestão atual - agora tenta retomar o comando de Santa Vitória; as últimas vezes que os pedetistas elegeram um prefeito foram em 1996 e 2000, com Artur Rocha Corrêa (hoje secretário de Educação de Pelotas).

O peso dos vices

A experiência dos candidatos a vice é mais um dos pontos em comum entre as três candidaturas da eleição 2020. Wellington Bacelo tenta a reeleição ao lado de Sidney Desenhista, que agora compõe o time do MDB. Antes de assumir o cargo de vice-prefeito, Sidney já havia cumprido três mandatos como vereador.

Giordano Pereira, que chegou a ser secretário de Saúde do governo de Wellington por cerca de dois anos e meio, está acompanhado de Mário Estrela, o Ico, que foi vereador entre 1997 e 2000 e aceitou o desafio de ser provedor da Santa Casa quando os funcionários realizavam greve devido ao atraso de salários que atingia, pelo menos, cinco meses. Ao final, as atividades do hospital foram normalizadas.

Paulo Giudice, que no último pleito já concorreu a prefeito e perdeu por apenas 287 votos, ganha o reforço de Volmair Barreto para formar a Frente Popular. Barreto já cumpriu sete mandatos como vereador e foi presidente da Câmara quatro vezes.


Conheça os candidatos e as propostas para ampliar a autonomia na área da Saúde:

- Giordano Pereira (PDT) - 12

Giordano Pereira, 35 anos
Natural de Santa Vitória do Palmar
Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional
Vice: Mario Estrela Pereira (Republicanos), 63 anos, engenheiro
Coligação: PDT, Republicanos e PTB (União por Dias Melhores)

* É necessário investimento em mais consultas de especialistas e exames de imagens de diagnóstico com contratos de serviços privados, através de estudo de demanda. "Também é necessário o reforço de auxílio à Santa Casa como referência de pronto atendimento no município", reforçam os candidatos.

A retomada de programas integrados na rede de atenção básica também será prioridade.

 - Paulo Giudice (PT) - 13

Paulo da Rosa Giudice Filho, 36 anos
Natural de Santa Vitória do Palmar
Advogado
Vice: Volmair Barreto (PSB), 63 anos, comerciante
Coligação: PT e PSB (Frente Popular)

* As medidas de prevenção serão prioridade, com objetivo de reduzir significativamente os deslocamentos de pacientes para municípios de referência. "Para isso, investiremos na valorização de nossos recursos humanos, com equipes multidisciplinares, com profissionais de vertentes diferentes, enxergando o paciente como um todo, proporcionando um atendimento humanizado e resolutivo".

A reativação do Departamento de Controle, Avaliação e Regulação também desponta entre as estratégias para que, através de protocolos clínicos, de maneira ágil e qualificada, os pacientes sejam encaminhados para o atendimento na média e/ou alta complexidade, conforme a urgência.

Um dos alvos também estará voltado à Santa Casa, com aporte de maiores recursos financeiros e busca, junto ao Estado e à União, de apoio para ampliar os procedimentos cirúrgicos, consultas especializadas e ofertar aos pacientes que recorrem ao Pronto Socorro, um acolhimento humanizado. "É importante ressaltar que somos município de fronteira, referência para o Chuí e, no verão, temos um aumento significativo no atendimento aos turistas que visitam a região", destaca o candidato.

- Wellington Bacelo dos Santos (MDB) - 15 

Wellington Bacelo dos Santos, 33 anos
Natural de Santa Vitória do Palmar
Prefeito
Vice: Sidney Nunes das Neves (MDB), 55 anos, vice-prefeito
Coligação: MDB, PP e PSDB (Santa Vitória Melhorou, Vai Melhorar)

* Os candidatos à reeleição se comprometem em manter e ampliar ações desenvolvidas ao longo da gestão. A criação de um Centro de Especialidade e os mutirões de consultas e exames com a contratação de clínicas e profissionais privados, com o objetivo de zerar a demanda reprimida em várias áreas, são algumas das metas já cumpridas.

"Essas políticas públicas além de evitar que os nossos pacientes percorram 240 quilômetros para consultar em centros maiores, oportunizaram uma economia no gasto com transporte, o que foi totalmente reinvestido em mais serviços de saúde", garante o prefeito. A realização de exames de imagens, que eletronicamente são repassados a um médico que emite laudo seguro e a distância, também merece destaque; a exemplo do que ocorre com 200 exames de mamografias e 200 exames de raio-x por mês.

"Queremos fortalecer as já estreitas relações com a nossa Santa Casa e dialogar ainda mais com os serviços de saúde do Uruguai". Entre os avanços, ainda foram mencionadas a ampliação do horário de atendimento na atenção básica, com serviço até as 21h, e a renovação da frota de veículos e ambulâncias.


Conheça alguns números do pleito

- 110 candidatos a vereador
75 homens (68,2%)
35 mulheres (31,8%)

101 brancos (91,8%)
9 pretos/pardos (8,2%)


- 3 candidatos a prefeito
3 homens (100%)
3 brancos (100%)

- 3 candidatos a vice-prefeito
3 homens (100%)
3 brancos (100%)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados