Governo

Prefeita realiza primeira reunião do secretariado de 2021

Projeto Bairro Bem Cuidado, transparência da informação e o momento financeiro do Executivo estiveram na pauta do encontro

05 de Janeiro de 2021 - 23h11 Corrigir A + A -
Reunião ocorreu nesta terça-feira no Paço Municipal (Foto: Gustavo Vara - Ascom)

Reunião ocorreu nesta terça-feira no Paço Municipal (Foto: Gustavo Vara - Ascom)

Cumprindo os protocolos de distanciamento e protegidos pela máscara facial, os secretários do governo participaram da primeira reunião de trabalho com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) na tarde desta terça-feira (5). Entre os temas abordados durante o encontro, estiveram a intensificação da transparência das informações, a transversalidade do trabalho das pastas, a implementação do projeto Bairro Bem Cuidado e a realidade financeira do município para 2021. 

Por cerca de três horas, o secretariado e a prefeita discutiram estratégias de trabalho. O grupo acompanhou orientações da chefe do Executivo para enfrentar os desafios do novo governo. Paula falou sobre a intenção de promover, ao longo do ano, mais encontros com os gestores das pastas e reforçou o trabalho compartilhado entre as secretarias, com a adoção de políticas públicas transversais, além de anunciar duas novidades: pretende despachar nas secretarias e percorrer, com os secretários, os bairros e a colônia do município - como forma de se manter cada vez mais próxima da população. Outro ponto destacado foi a intensificação da transparência da informação.

"Quero que tudo que esteja sendo feito, cada compra, esteja no site da prefeitura. Quero que as pessoas tenham acesso. O controle do cidadão é o melhor caminho para evitar a corrupção", disse a prefeita.

Bairro Bem Cuidado

O projeto Bairro Bem Cuidado, compromisso de campanha, também esteve em pauta. A gestora afirmou que a zeladoria dos bairros deve se tornar mais eficiente e é fundamental no novo governo. Ela lembrou, aos titulares das secretarias, a importância de atenderem as demandas de quem vive nos bairros da cidade. 

"Lembrem sempre: a gente trabalha para quem mais precisa do governo. Então, vamos dar mais respostas para quem precisa mais de nós. Muitas dessas pessoas estão nos bairros de Pelotas", frisou.

Situação financeira

Durante apresentações e exposições de dúvidas de alguns gestores, o grupo foi atualizado pelo secretário da Fazenda, Jairo Dutra, sobre a realidade financeira do município. Ele lembrou que o período é de grande incerteza, já que o governo federal anunciou o fim do auxílio de uso livre, relacionado ao coronavírus para os municípios.

"Apesar do ano passado ter sido muito complicado, conseguimos crescer em cerca de R$ 11 milhões as receitas. Para este ano, precisamos controlar os gastos e focar no aumento da cobrança da dívida ativa municipal", salientou Dutra.

A prefeita de Pelotas encerrou a reunião dizendo que o governo precisa saber misturar a boa técnica com a boa política e a boa comunicação. "Se não falarmos para o coração das pessoas e para a inteligência delas, não teremos um bom governo. Precisamos dar respostas à sociedade" concluiu, distribuindo o Plano de Governo para a gestão 2021-2024 e pré-agendando novo encontro para avaliar os 100 primeiros dias da nova gestão municipal.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados