Eleições 2020

Em São José do Norte, disputa fica entre quatro chapas

Além da prefeita Fabiany Zogbi Roig, que agora está no PSL, concorrem candidaturas encabeçadas por DEM, PT e PP

29 de Outubro de 2020 - 12h49 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Localização da cidade eleva os desafios, por isso a importância de o município atingir mais autonomia na área da saúde (Foto: Grupo Oceano)

Localização da cidade eleva os desafios, por isso a importância de o município atingir mais autonomia na área da saúde (Foto: Grupo Oceano)

Os mais de 19,8 mil eleitores de São José do Norte voltam a ter quatro candidaturas para escolher; o que não ocorria desde 2004. A prefeita Fabiany Zogbi Roig agora concorre pelo PSL e o PSB, com o qual se elegeu em 2016, agora ocupa a posição de vice na chapa. Os outros três partidos que encabeçam as candidaturas são DEM, PT e PP.

Assim como ocorre em outras cidades da região, a disputa para o Executivo terá impacto direto na renovação da Câmara, independentemente do resultado das urnas. Dois vereadores integram as chapas que tentam chegar à prefeitura; é o equivalente a 22% das nove cadeiras do Legislativo. Um deles é Neromar de Araújo Guimarães, o Prof. Nero, que fecha dobradinha com a prefeita. O outro é o
jovem Matheus Jabor, que lidera a chapa pura em nome do PP.

E entre os embates do pleito 2020, chama a atenção o retorno de Gilmar Carteri (PT), que agora concorre na condição de prefeito. Em 2016 e 2012, era o vice de Jorge Sandi Madruga. Em 2012, inclusive, experimentou o sufoco da apuração no confronto com Zeny dos Santos Oliveira (PSDB), que saiu vitoriosa por uma diferença de apenas 16 votos: 6.386 para os tucanos contra 6.370 para os petistas.


Confira alguns números do pleito:

- 80 candidatos a vereador
54 homens (67,5%)
26 mulheres (32,5%)

64 brancos (80%)
15 pretos/pardos (18,7%)
1 amarelo (1,3%)


- 4 candidatos a prefeito
3 homens (75%)
1 mulher (25%)
4 brancos (100%)

- 4 candidatos a vice-prefeito
4 homens (100%)
4 brancos (100%)

 

Conheça os candidatos e as propostas para ampliar a autonomia na área da Saúde:

- Arthur Müller (DEM) - 25
Arthur Vaz Müller, 37 anos
Natural de São José do Norte
Empresário
Vice: Alexandre Mendes Costa (DEM), 43 anos, empresário
Sem coligação

* Um dos primeiros atos será a aquisição de uma ambulancha zero, modelo UTI padrão Samu, para proporcionar um transporte qualificado e rápido para os pacientes que necessitam ser transferidos para o município de Rio Grande.

O candidato também se compromete em trabalhar para implantar serviços de extrema necessidade no Hospital Municipal, como atendimento de pediatria e obstetrícia 24 horas. "Com a implantação desses e de outros serviços de média e de alta complexidade, trabalharei para transformar nosso Hospital em referência para os demais municípios da região", ressalta.

Será um dos caminhos para atrair investimentos de recursos estaduais e federais e viabilizar a reabertura da maternidade. "Essa é uma aclamação por parte da população de nosso município".

 

- Dr. Gilmar (PT) - 13
Gilmar Carteri, 55 anos
Natural de Getúlio Vargas
Médico
Vice: Elton Adão dos Santos (PT), 68 anos, aposentado
Sem coligação

* O candidato defende a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), público e ao alcance de todos os cidadãos. E, como médico, faz questão de enfatizar que o povo brasileiro tem atendimento digno na medicina preventiva, curativa e emergência na maioria dos municípios do país.

"Não podemos entregar pra iniciativa particular. Precisamos aprimorar e melhorar ainda mais, temos nossas riquezas naturais de terra e mar, da mesma forma o SUS é nosso patrimônio", afirma. E reforça que o sistema não pode ser rifado para grupos econômicos, que "jamais vão ser sensíveis às demandas do nosso povo".

 

- Fabiany Zogbi Roig Fá (PSL) - 17
Fabiany Zogbi Roig, 43 anos
Natural de Rio Grande
Prefeita
Vice: Neromar de Araújo Guimarães (PSB), 48 anos, vereador
Coligação: PSL, PSB, PSDB e MDB (Juntos por um São José do Norte Cada Vez Melhor)

* A candidata à reeleição destaca a continuidade das ações de ampliação de serviços de saúde e menciona a abertura de um ambulatório de especialidades médicas, com mais de dez especialistas envolvidos em atendimentos eletivos e 100% SUS. "A iniciativa, além de ter reduzido a dependência de consultas oferecidas pelos serviços de referência em outros municípios, reduziu expressivamente o tempo de espera dos pacientes".

Fabiany lembra da aquisição de equipamentos que permitiram oferecer atendimento também na área de oftalmologia e fala na realização de ecocardiogramas e ampliação de exames de ecografia geral.

A reativação do bloco cirúrgico para pequenos procedimentos também foi realizada, mas a prefeita já projeta melhorias em infraestrutura e acomodações que atenderiam exigências do Ministério da Saúde e permitiriam aumentar a gama de serviços e, principalmente, a reabertura da maternidade. "Darei continuidade às tratativas com Tavares e Mostardas para o nosso Hospital Municipal ser referência para maternidade e com a Secretaria Estadual de Saúde para ajustes na orçamentação para termos os recursos necessários para o custeio desse serviço".

Novos investimentos no Hospital, que atualmente passa por reforma e ampliação do Pronto Socorro, estão nos planos.

 

- Matheus Jabor (PP) - 11
Vitor Matheus Oliveira Jabor, 24 anos
Natural de São José do Norte
Vereador
Vice: Fabrício dos Santos Souza (PP), 32 anos, comerciante
Sem coligação

* Uma das principais ações será o diálogo com as prefeituras de Rio Grande, Tavares e Mostardas, para identificar soluções de longo prazo para temas de maior interesse - explica o candidato. A rede de atenção básica será um dos focos centrais do governo e deverá ser estendida para chegar a mais localidades, com destaque para o atendimento odontológico, oferecido de maneira gratuita e próxima às pessoas.

"A periferia tem que ser atendida na mesma medida em que as áreas centrais. Sabemos que todos sofrem nas crises, mas os mais pobres são mais vulneráveis, portanto melhorar o serviço de assistência social é urgente".

Matheus Jabor destaca a importância do bom relacionamento político que resultou em emendas parlamentares garantidas à cidade, durante o mandato de vereador, e assegura que tratativas com os companheiros de partido, o senador Luís Carlos Heinze e os deputados federais Afonso Hamm e Pedro Westphalen, resultariam em verba para a compra de uma ambulancha, ao longo da gestão como prefeito.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados