Eleições 2020

Em Jaguarão, três chapas entram no embate

Além do prefeito, que busca a reeleição, o PT tenta reassumir o comando da prefeitura e o PSB lidera a terceira candidatura

22 de Outubro de 2020 - 12h59 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Jaguar?o - Paulo RossiCidade tem um dos mais belos cartões-postais da região (Foto: Paulo Rossi)

Três chapas entram no embate, também em Jaguarão. O prefeito Favio Telis (MDB) tenta a reeleição, mas agora acompanhado de outro vice. O PT luta para retornar ao governo, mas desta vez com candidatura liderada pela professora Maria da Graça Souza que, se eleita, entrará para história da Cidade Heroica, como primeira prefeita do município. Já o PSB se lança na disputa com Adão Samarone, o Professor Sabão que, em 2012, já havia concorrido a vice-prefeito ao lado de Fred Nunes que, na época, encerrava o mandato como vice-prefeito de Cláudio Martins (PT).

A eleição 2020 também chama a atenção por outro aspecto: dos seis nomes escolhidos para entrar no pleito, três nunca cumpriram cargo eletivo, o que não significa inexperiência em atuação na gestão pública.

Maria da Graça foi secretária de Educação nos dois mandatos de Cláudio Martins; começou em 2009 e só deixou o governo antes de 2016 para dedicar-se a curso de pós-graduação. Já o candidato a vice na chapa do Professor Sabão, Rodrigo Segovia (PSB), nunca foi sequer candidato. Viverá a experiência pela primeira vez. Entre 2017 e 2019, entretanto, ocupou a posição de Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Já Rogério Cruz, que fecha dobradinha com o prefeito Favio Telis, foi o vereador mais votado no processo eleitoral de 2008, com 1.014 votos. O pedetista Paulinho Vieira, que fecha dupla com Maria da Graça, também já cumpriu mandato como vereador, ao ser eleito em 2004.

BeFunky-collage (17)

Conheça os candidatos e as três grandes prioridades do governo

- Dr. Favio Telis (MDB) - 15
Favio Marcel Telis Gonzalez, 46 anos
Uruguaio, naturalizado brasileiro
Médico e prefeito
Vice: Rogério Cruz (MDB), 56 anos, agente administrativo
Coligação: MDB e PSDB (Pra Frente Jaguarão)

1. Saúde. "Queremos concluir as obras da nossa Santa Casa e ampliar as especialidades por ela atendidas", assegura o prefeito, ao destacar uma das principais ações na área da saúde. Promover a gestão plena da administração da saúde municipal e implantar abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) em 100% do município, inclusive na zona rural.

2. Planejamento. Continuar com as obras de melhorias das vias públicas e os projetos de pavimentação. "Através de financiamento mais barato colocaremos em prática os projetos já constituídos", afirma.

3. Habitação. Através da contratação de financiamento, realizar a construção de moradias de forma descentralizada, com cada setor do município tendo cotas específicas. Também será concluída a regularização fundiária em 100% do município.

 - Maria da Graça (PT) - 13
Maria da Graça Souza, 63 anos
Natural de Arroio Grande
Professora de Ensino Médio
Vice: Paulinho Vieira (PDT), 64 anos, servidor público aposentado
Coligação: PT e PDT (Frente Popular)

1. Saúde. Uma das principais metas será a requalificação das Unidades Básicas, com reestruturação de equipes e acompanhamento permanente da representação popular nos bairros. "Vamos garantir atendimento pediátrico nos postos". A ampliação de consultas e de compras de exames, assim como o avanço da microrregionalização do hospital, com implantação de UTI também estão nos planos.

2. Geração de emprego e renda. O foco estará direcionado ao fomento do cooperativismo, à economia solidária e à criação de microcrédito. Apoio e acompanhamento pleno à agricultura familiar. Investimento e valorização dos potenciais culturais, patrimoniais e turísticos da cidade, com ênfase em eventos, como Carnaval, Feira do Livro e Motofest estão entre as prioridades.

3. Proteção social. Três ações despontam entre as metas de um futuro mandato: criação do programa municipal de renda mínima para famílias vulneráveis, implantação de um plano de Habitação, com início da construção de 150 moradias populares e garantia de acompanhamento e atendimento em rede das famílias usuárias da assistência social através de CRAS, CREAS e Conselhos.

 - Professor Sabão (PSB) - 40
Adão Samarone Cassuriaga Oliveira, 50 anos
Natural de Jaguarão
Professor de Ensino Médio
Vice: Rodrigo Segovia (PSB), 41 anos, ocupação não informada
Coligação: PSB e Cidadania (Mudança de Verdade)

1. Turismo. Jaguarão é reconhecida por ser uma cidade tombada como patrimônio histórico, por estar exatamente na metade do caminho entre Montevideo e Porto Alegre, vive em seu cotidiano o Turismo de Compras, entretanto ainda precisa direcionar políticas públicas e ações que dialoguem com o setor privado, terceiro setor e região. "Nesse contexto nossa gestão irá desenvolver ações para recuperar o trade turístico através do viés do desenvolvimento econômico e cultural".

2. Habitação. Um dos alvos será o combate ao déficit de habitação popular. Para isso, a proposta é de colocar à disposição 200 terrenos já regularizados; 50 deles destinados em primeiro momento através do programa federal Casa verde e amarela e os demais para pessoas com renda familiar que possibilite participar de financiamento junto a instituições financeiras.

3. Funcionalismo Público. Uma das metas será a criação de Plano de Carreira aos servidores públicos municipais, já que grande parte depende de complemento salarial para alcançar o valor do salário mínimo. "Junto a essa demanda do Plano de Carreira, será feito projeto de lei concedendo reajuste anual ao vale-refeição".

E a disputa para Câmara, como fica?

85 candidatos a vereadores

53 homens (62,4%)
32 mulheres (37,6%)

69 brancos (81,2%)
10 pretos/pardos (11,8%)
6 não informados (7%)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados