Eleição 2020

Direção do Cidadania renuncia

Insatisfeitos com decisão do diretório de romper com administração e apoiar Fetter Jr., presidente e vice deixam o partido

18 de Setembro de 2020 - 15h46 Corrigir A + A -

Por: Vinicius Peraça
vinicius.peraca@diariopopular.com.br 

Poetsch (ao fundo) defendia continuidade do partido no governo e indicação de Brod como vice de Paula (Foto: Divulgação - DP)

Poetsch (ao fundo) defendia continuidade do partido no governo e indicação de Brod como vice de Paula (Foto: Divulgação - DP)

*Matéria atualizada às 16h25min para inclusão de informações

O presidente e o vice do Cidadania em Pelotas, Valter Poetsch e Luiz Nei de Corrêa Andrade, renunciaram aos cargos nesta sexta (18). Ambos alegaram inconformidade com o resultado da convenção da sigla que definiu a ruptura com a administração atual e indicação do candidato a vice na chapa de Fetter Jr. (PP) à prefeitura.

Articulador pela permanência da sigla no governo e pelo apoio à reeleição de Paula Mascarenhas (PSDB), Poetsch também pediu a desfiliação do partido. Em extensa nota divulgada na manhã desta sexta (18), o ex-dirigente declarou estar decepcionado com a decisão da legenda de encerrar o alinhamento com o atual grupo que administra a cidade. 

"Rupturas imotivadas como as da convenção municipal do Cidadania são um ingrediente a mais para que o cidadão comum desacredite na boa política e olhe com insegurança, desconfiança e estupefação tais movimentos, especialmente quando oxigenados por vaidades,  ambições pessoais, promessas e meias-verdades", disse. Poetsch afirmou ainda que se demite "em caráter irrevogável" da função de diretor-executivo na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), cargo de confiança nomeado pela prefeita.

Andrade também sinalizou sua saída da administração, deixando à disposição da prefeita o cargo de diretor na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed).

Entenda

Com a formação de chapa liderada pelo PP para disputar a prefeitura, o Cidadania votou em convenção por não continuar no grupo de partidos ligados a Paula Mascarenhas e apoiar a candidatura do ex-prefeito Fetter Jr. A posição foi contrária à já manifestada publicamente por Poetsch de continuidade na coligação governista. No final de agosto, ele e o ex-reitor do IFSul Antônio Carlos Brod estiveram com a prefeita reforçando a intenção de continuar na aliança.

A partir da mudança de rumo aprovada na convenção, Brod foi indicado e confirmado como vice de Fetter Jr. Antes da aliança entre PP e Cidadania, o ex-reitor fez parte do grupo de pré-candidatos a vice de Paula. Ele e outros cinco políticos indicados por legendas aliadas da atual prefeita participaram de processo seletivo buscando a confirmação na chapa à reeleição.

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados