Eleições 2020

Clima de duelo em cinco cidades da Zona Sul

Em Amaral Ferrador, Cerrito, Herval, Pedras Altas e Pedro Osório o eleitor irá escolher entre dois candidatos

17 de Outubro de 2020 - 10h12 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira e Vinicius Peraça
michele@diariopopular.com.br
vinicius.peraca@diariopopular.com.br

Candidatos Prefeitos

Neste final de semana o Diário Popular entra no universo eleitoral dos cinco municípios da região em que a disputa se restringe a dois candidatos: Amaral Ferrador, Cerrito, Herval, Pedras Altas e Pedro Osório. Apenas na cidade de Herval, o prefeito não integra o duelo em busca de novo mandato.

Em comum, as cidades também têm outros dois aspectos: possuem menos de 7,8 mil habitantes e a economia gira em torno da agropecuária. Confira os temas que devem virar prioridade pelos próximos quatro anos e de que forma os concorrentes pretendem tirá-los do papel entre 2021 e 2024.

Amaral Ferrador

O prefeito Nataniel Candia, o Nato, tentará a reeleição acompanhado de um companheiro de PDT. O racha interno com o atual vice, Luiz Roberto Vicente (PTB) se acentuou nos últimos tempos, a ponto de Vicente ter aberto apoio à chapa do professor Márcio. O PTB, entretanto, embora não esteja oficialmente na coligação É pra frente que se anda garante estar ao lado de Nato.

Na oposição, o então vereador Márcio Vasconcelos (MDB) tenta chegar ao Executivo. Como candidato a vice concorre o ex-vice-prefeito Zilmar Trintin (PP), eleito em 2012.

Nato (PDT) - 12
Nataniel Satiro do Val Candia, 52 anos
Natural de São Lourenço do Sul
Prefeito
Vice: João Paulo de Vargas (PDT), 71 anos, aposentado
Coligação: PDT, PSB e PT (É para frente que se anda)

1. Incrementar a infraestrutura na zona rural, com ampliação e qualificação do abastecimento de água, além de novos investimentos em patrulhas agrícolas e maquinários para atender à demanda dos serviços de lavouras e aguadas.

2. "Queremos expandir ainda mais o atendimento na área da saúde", garante o prefeito. Continuar o suporte médico 24 horas no Hospital São José, incrementar, ampliar e qualificar as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e adquirir mais veículos e ambulância para a remoção e deslocamento de pacientes para fora do município prometem ser algumas das ações.

3. Manter investimentos na infraestrutura das zonas urbana e rural, como a pavimentação da vila Coxilha e da avenida Coronel Amaral Ferrador, ampliar o serviço de saneamento básico, manter as vias urbanas e rurais limpas com serviços de roçada e pintura e realizar patrolamento e encascalhamento das estradas para trazer segurança e conforto aos motoristas.


Professor Márcio (MDB) - 15
Márcio Machado de Vasconcelos, 41 anos
Natural de Encruzilhada do Sul
Professor de Ensino Fundamental e vereador
Vice: Zilmar Trintin (PP), 53 anos, agricultor ex-vice-prefeito
Coligação: MDB, PP e PSDB (A força do povo)

1. Aumentar a oferta na Educação Infantil, no transporte escolar gratuito aos universitários, ampliar os espaços físicos das escolas municipais e investir na formação e qualificação dos funcionários e professores.

2. Ampliar e diversificar o atendimento na área da saúde, buscando melhorias e dando agilidade em exames e consultas fora do município com transporte aos pacientes.

3. Adquirir patrulhas agrícolas, bem como reformar as existentes e incentivar a diversificação de culturas.

E para a Câmara?

54 candidatos
33 homens (61,1%)
21 mulheres (38,9%)
47 brancos (87%)
7 pretos/pardos (13%)

 

Cerrito

A população de 6.047 moradores acompanha o enfrentamento entre o prefeito Douglas, que repete a dobradinha com Alexandre da Rosa, e uma chapa pura do PT, com dois nomes que ainda não haviam se lançado candidatos. O município conta com 5.420 eleitores.

Douglas Silveira (PP) - 11
Douglas Rodrigues da Silveira, 33 anos
Natural de Pelotas
Prefeito e agrônomo
Vice: Alexandre da Rosa (PTB), 48 anos, vice-prefeito e administrador
Coligação: PP, PTB, PDT e PSDB (Pra fazer mais)

1. Viabilizar junto ao Governo do Estado a conclusão do asfaltamento da RS 706. "É uma obra de grande importância pra comunidade cerritense, já estão previstos R$ 2 milhões para liberação e vamos gestionar a liberação do restante do valor".

2. Investir na infraestrutura urbana, viabilizar pavimentação e asfaltamento de vias - como já realizado no atual mandato - e buscar recursos de emendas parlamentares e de programas federais para seguir modernizando a cidade.

3. Ampliar o atendimento às mais de 1,5 mil propriedades familiares, através da patrulha agrícola com renovação da frota, aquisição de novos implementos, programa de correção de acidez do solo, incentivo às agroindústrias e turismo rural.


Cairo Corrêa (PT) - 13
Cairo Garcia Corrêa, 62 anos
Natural de Pedro Osório
Aposentado
Vice: Marcos Adriano Gonçalves (PT), 48 anos, ocupação não informada
Sem coligação

1. Na agricultura, modernizar a frota de máquinas e implementos da Patrulha Rural. Melhorar a organização, planejamento, execução e acompanhamento dos serviços prestados.

2. Reforçar a segurança pública com a instalação de câmeras de vigilância no meio rural, além de criar a Guarda Municipal Rural.

3. Manter e otimizar programas existentes na área da saúde, aplicando recursos acima da exigência legal. Renovar e reajustar com a Santa Casa de Pedro Osório o contrato do Pronto Atendimento.

E para a Câmara?

51 candidatos
29 homens (56,9%)
22 mulheres (43,1%)
50 brancos (98%)
1 pardo (2%)

 

Herval

A disputa eleitoral ocorre sem a presença do prefeito Rubem Dari Wilhelnsen (PSDB), que ao conversar com o Diário Popular no começo deste mês afirmou que deve abandonar a vida pública. O PP que integra o governo atual, como vice, agora assume a cabeça de chapa e ganha a liderança do ex-prefeito Ildo Sallaberry, que tentará administrar o município pela terceira vez. Foi chefe do Executivo de 2009 a 2016. Na outra ponta está a dupla Jairo e Gilvane, que estreará na política.

Ildo Sallaberry (PP) - 11
Ildo Roberto Lemos Sallaberry, 66 anos
Natural de Herval
Ex-prefeito e pecuarista
Vice: Celso Silveira (PP), 58 anos, pecuarista
Coligação: PP, PTB e PL (Sim, nós podemos mais!)

1. Aplicar plano de enfrentamento e recuperação dos efeitos do novo coronavírus com ações na saúde e economia. Promover ações com os governos federal e estadual para manter receitas da prefeitura. Assegurar renda básica às famílias vulneráveis e apoiar manutenção dos negócios e comércio locais.

2. Melhorar o desempenho administrativo e a saúde financeira da prefeitura. "Vamos elaborar projetos e buscar recursos em Brasília que garantam investimento em saneamento básico e obras de calçamento, com prioridade para os bairros."

3. "Passada a pandemia, vamos valorizar a educação como ferramenta de transformação social. A agropecuária encontrará na administração municipal uma grande parceira e aliada." Incentivar o empreendedorismo e a atração de investimentos para fortalecer a economia e gerar empregos. Promover eventos culturais, artísticos e esportivos como estímulo ao comércio local.

Jairo Sais (PDT) - 12
Jairo Batista Gonçalves Sais, 40 anos,
Natural de Herval
Professor de Ensino Médio
Vice: Gilvane Martins (PT), 51 anos, servidor público estadual
Coligação: PDT, PT e MDB (É tempo do povo sonhar)

1. Garantia dos direitos constitucionais educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

2. "Trabalhar na busca incessante de recursos do Estado e da União como formas de investimento para que possamos trabalhar na diminuição da desigualdade em nosso município. Com investimento de forma transparente e participativa."

3. Buscar parcerias com instituições educacionais para oferecer vagas de trabalho, estágios, cursos de preparação para o trabalho para atender a demanda dos jovens. Buscar convênios com União e Estado para garantir apoio ao desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de ensino em todos os níveis e aspectos.

E para a Câmara?

57 candidatos
34 homens (59,6%)
23 mulheres (40,4%)
49 brancos (86%)
8 pretos/pardos (14%)

 

Pedro Osório

O confronto fica entre dois nomes de peso. De um lado, o prefeito Chola mantém a dobradinha com Cal e luta para entrar para história de Pedro Osório com o maior número de mandatos. Se vencer, cumprirá a quarta gestão como chefe do Executivo. De outro lado está Cebinho que já comandou a cidade de 2009 a 2016. Detalhe: nas duas vezes em que se enfrentaram há uma vitória para cada lado. Em 2004, Chola derrotou Cebinho. Em 2012, Cebinho devolveu e desbancou o opositor.

Cebinho (PT) - 13
César Roberto Couto de Brito, 62 anos
Natural de Pedro Osório
Ex-prefeito, aposentado
Vice: Amália Ritta (PP), 68 anos, vereadora
Coligação: PT e PP (Unidos por Pedro Osório! Vem com a gente!)

1. Habitação: construir novas unidades será uma das prioridades.

2. Saúde e bem-estar social: "Queremos qualificar e ampliar cada vez mais o atendimento à população e, no bem-estar, precisamos cuidar das pessoas". E no anseio de investir em qualidade de vida, os setores de Cultura e Desporto também devem virar alvo de políticas públicas - assegura o candidato.

3. Infraestrutura e saneamento básico. A ação estará centrada, principalmente, em pavimentação, que unirá investimentos em calçamento e saneamento, com reflexos diretos na área da saúde.


Chola (MDB) - 15
Moacir Otílio Alves, 72 anos
Natural de Pedro Osório
Prefeito e médico
Vice: João Carlo Oliveira (MDB), 54 anos, vice-prefeito e motorista de transporte de carga
Coligação: MDB, PDT, PSDB e PTB (Pedro Osório no rumo certo)

1. Na área da saúde um dos principais objetivos permanece o mesmo: vencer a Covid-19, que contou com ações de combate como pulverização das ruas, barreiras sanitárias e duas edições do lockdown. Ampliar o programa MedCasa, de entrega de medicamentos na residência dos pacientes, e manter a política de aumento dos repasses para a Santa Casa também ganham destaque.

2. Na Educação, o prefeito promete ampliar investimentos no transporte escolar municipal e intermunicipal. Novos uniformes aos estudantes, além dos 714 já adquiridos, e a ampliação do curso preparatório gratuito para vestibular batizado de Enem Cidadão também estão nos planos.

3. Já na Assistência Social, a grande meta é construir novas casas, junto ao programa Casa Verde e Amarela do governo federal, e a regularização dos loteamentos Paraíso e Novo Tempo. "Através do Lar Cidadão reformamos mais de 300 casas na nossa cidade e queremos fazer mais".

E para a Câmara?

60 candidatos
38 homens (63,3%)
22 mulheres (36,7%)
52 brancos (86,7%)
8 pretos/pardos (13,3%)

 

Pedras Altas

No menor município da Zona Sul, com apenas 1.954 habitantes - conforme estimativa, de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, o enfrentamento se dará entre o prefeito, que mantém parceria com o PT mas trocou de vice, e Rogério Charão, que nas últimas eleições ficou como suplente de vereador.

Bebeto Perdomo (PP) - 11
Luiz Alberto Soares Perdomo, 55 anos
Natural de Herval
Prefeito e ex-vice-prefeito de Herval, onde também foi vereador
Vice: José Volnei Oliveira (PT), 43 anos, vereador e agricultor
Coligação: PP e PT (A mudança não pode parar)

1. Implantação de Escola de Educação Infantil e do turno integral para cumprir com Plano Municipal de Educação. Contratação, com recursos próprios, de profissionais. Atender o Piso Nacional do Magistério e resolver pendências nas mudanças de classe dos servidores em geral.

2. Melhorar a infraestrutura rural com a construção de redes de água em comunidades ainda desassistidas e qualificar as estradas. Dar continuidade à busca de pavimentação da ERS-608.

3. Gerar emprego e renda para os pequenos negócios. "Para isso vamos buscar a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para poder habilitar, por exemplo, um pequeno abatedouro e demais produções da agricultura familiar."


Rogério Charão (PTB) - 14
Rogério Cabreira Charão, 60 anos
Natural de Santa Maria
Servidor público municipal
Vice: Joacir da Silva (PSDB), 60 anos, produtor agropecuário
Coligação: PTB e PSDB (Pedras Altas unidos pela mudança)

Até o fechamento desta edição, o candidato não havia respondido aos questionamentos do Diário Popular.

E para a Câmara?

26 candidatos
16 homens (61,5%)
10 mulheres (38,5%)
21 brancos (80,8%)
5 pretos/pardos (19,2%)

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados