Eleições 2020

Câmara de Canguçu terá renovação de, pelo menos, um terço

Candidaturas à prefeitura contribuem às alterações que estão por vir no Legislativo; entre os cargos de prefeito e vice são três vereadores

10 de Outubro de 2020 - 09h46 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

BeFunky-collage (14)

A pouco mais de um mês da eleição, a comunidade de Canguçu já tem uma certeza: pelo menos um terço da Câmara será renovada a partir de janeiro de 2021. Dos 15 vereadores, três concorrem a prefeito e vice e dois decidiram ficar de fora da disputa e não irão tentar manter a cadeira: Cristiano Aguiar Dias (PTB) e Erroldisnei Borges de Borges, o Rodinha, do PT. Ao todo, cinco chapas concorrem ao Executivo e 146 pessoas lançaram seus nomes ao Legislativo; o equivalente a 9,73 candidatos por vaga.

Com mais de 60% da população na zona rural, natural que um dos alvos centrais das discussões passe pela qualidade de vida no campo. Natural, também, que boa parte dos concorrentes tenha um envolvimento mais direto com o cenário que faz o município receber o título de Capital Nacional da Agricultura Familiar. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam: 24% dos candidatos a vereador têm ligação direta a uma atividade rural.

Confira números de Canguçu

- 56,2 mil moradores - conforme estimativa do IBGE para 2020. 63% vivem no interior.
- 43.996 eleitores.
- Cerca de 14 mil propriedades rurais; o maior número de minifúndios do país.
- A produção de tabaco atinge 25% das famílias que vivem no campo.

Veja alguns dados do pleito

- Canguçu integra a lista das únicas sete cidades da região - contabilizada Pelotas - onde prefeito e vice mantêm a dobradinha.
- Dos 146 candidatos à Câmara de Vereadores, 34 são agricultores e um é trabalhador rural.
- Por gênero, 46 concorrentes à Câmara são mulheres - 31,5% - e uma das chapas que disputam o comando da prefeitura também é liderada por mulher.

Conheça os candidatos e prioridades para comunidade rural

- Cássio Mota (PP) - 11
Cássio Luiz Freitas Mota, 66 anos
Natural de Canguçu
Ex-prefeito
Vice: Cristian Peres Carvalho (PP), 34 anos, empresário
Sem coligação

* O ex-prefeito garante que o homem do campo é tratado como prioridade no programa de governo. E, para isso, destaca ações como estradas em boas condições, diversificação de culturas e açudagem. Investimentos em saúde, educação e habitação também despontam entre os planos para uma nova gestão à frente de Canguçu, que já administrou por dois mandatos: de 2005 a 2012. "Fixar o agricultor no meio rural é nossa meta".

- Célis Madrid (PT) - 13
Célis Teresinha Bittencourt Madrid, 56 anos
Natural de Caçapava do Sul
Servidora pública aposentada
Vice: Lucas Timm (PT), 34 anos, estudante de Engenharia Elétrica no IFSul
Sem coligação

* A compra de alimentos direto da agricultura familiar, de agroindústrias e de cooperativas será uma das ferramentas para gerar emprego e renda. A aquisição será revertida para merenda escolar, entidades assistenciais e famílias em vulnerabilidade. "O objetivo é chegar a 80% dessa compra dos pequenos agricultores", adiantam. A criação de hortas peri-urbanas, o acesso a crédito aos jovens rurais, a articulação para as empresas melhorarem os sinais de telefonia celular e de internet e a ampliação do ensino de turno integral e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também compõem a lista de prioridades.

- Nevinho (PDT) - 12
Neviton Nornberg, 42 anos
Natural de Canguçu
Vereador
Vice: César Silva (PSB), 57 anos, vereador
Coligação: Canguçu para todos (PDT e PSB)

* Os chamados "zeladores de estradas" atuarão como equipe de solo na conservação de estradas, pontes, bueiros e roçadas. A recuperação do parque de máquinas e a liberação e licenciamento de cascalheiras também integram as propostas. "Vamos incentivar e dar suporte a agricultura familiar como vetor de desenvolvimento". A retomada das patrulhas agrícolas e o trabalho na implantação de um polo de recepção e avaliação do tabaco somam-se ao plano de governo. Na área da saúde, destaque a reabertura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ampliação do atendimento com unidade móvel.

- Rodnei (PSDB) - 45
Carlos Rodnei Ribeiro Jacondino, 63 anos
Natural de Canguçu
Vereador e agrônomo
Vice: Álvaro Madruga (PSDB), 62 anos, empresário
Sem coligação

* Umas das principais ações desenvolvidas serão as parcerias com entidades de pesquisa e apoio técnico, como Emater, para os agricultores obterem melhores condições de elevar os índices de produtividade das lavouras. A busca por novas tecnologias, através de cursos profissionalizantes para jovens, com bom acesso a sinais de internet. "Tenho um plano de governo que trata o problema rural com profissionalismo", afirma Rodnei e faz questão de enfatizar que é agrônomo e produtor rural. Melhorias em estradas, acesso a insumos e escoamento da produção, portanto, estão em pauta.

- Vinícius Pegoraro (MDB) - 15
Marcus Vinicius Muller Pegoraro, 34 anos
Natural de Canguçu
Prefeito
Vice: Cledemir Gonçalves (MDB), 42 anos, vice-prefeito e professor
Coligação: Canguçu em primeiro lugar (MDB, PTB, Republicanos, Patriota e PSL)

* O chefe do Executivo assegura que o olhar permanecerá dirigido à zona rural. A manutenção dos mais de oito mil quilômetros de estradas de chão seguirá entre as prioridades. "Quem vive no campo merece atenção, cuidado e respeito por parte do governo", destaca. E faz questão de mencionar ações realizadas ao longo do mandato, como a implantação de turno integral em dez escolas que atendem mais de 1,3 mil alunos, além da ampliação de quatro instituições de ensino e a construção de quatro quadras esportivas cobertas. No setor da saúde, quatro Unidades Básicas foram reformadas ou ampliadas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados