Fábio Branco define mais quatro secretários
Prefeito eleito de Rio Grande deve concluir anúncio do primeiro escalão antes da posse, dia 1º de janeiro
Candidato do PSL se mantém em primeiro com boa vantagem, mas petista cresceu durante a semana
Por: Redação
web@diariopopular.com.br
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) lideram a disputa presidencial (Foto: Divulgação - DP)
O deputado Jair Bolsonaro (PSL) se mantém à frente na disputa presidencial de acordo com a sondagem semanal realizada a pedido do banco BTG Pactual ao instituto FSB. O candidato continua com 33% das intenções de voto, mesmo índice registrado na semana anterior. Já Fernando Haddad (PT) cresceu e reduziu sua diferença para o líder, passando de 16% para 23%.
O levantamento do BTG é o que tem apontado sempre o maior percentual de Bolsonaro em comparação com as sondagens feitos pelo Ibope e Datafolha.
Ciro Gomes (PDT) continua como o terceiro colocado, mas teve seu percentual encolhido de 14% para 10% do eleitorado. Geraldo Alckmin (PSDB) permanece em quarto, com oscilação positiva de dois pontos percentuais, alcançando 8%. Marina Silva (Rede) tem 5%.
Nas entrevistas com respostas espontâneas, Bolsonaro passou de 30% para 31%. Haddad saiu de 12% para 17%, consolidando a transferência de votos do ex-presidente Lula. Há duas semanas o ex-prefeito de São Paulo tinha apenas 3% da preferência dos eleitores quando os nomes não eram sugeridos no levantamento.
Segundo turno
A pesquisa do banco fez simulações de segundo turno sempre levando em conta a presença de Bolsonaro. Nestes cenários, a situação do capitão da reserva do Exército piorou.
Antes o candidato do PSL vencia Alckmin, Haddad e Marina, empatando tecnicamente com Ciro. Desta vez, Bolsonaro supera apenas a concorrente da Rede, ficando no empate técnico com os demais.
A sondagem ouviu 2 mil eleitores nas 27 unidades da federação e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Confira os resultados: