Editorial

Voltar ou não voltar às aulas?

08 de Agosto de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Em reportagem publicada pela BBC Brasil - O que diz a ciência sobre os riscos da volta às aulas? -, o jornalista Daniel Gallas aborda o tema que passou a fazer parte das preocupações maiores dos gestores com a proximidade da etapa final do ano de 2020. Um assunto que divide opiniões em todo os continentes e agrega análises da ciência, opiniões das autoridades e comentários dos pais, aqueles que mais temem o momento de decidir se levam ou não seus filhos de volta à escola.

O Brasil começa a se mexer nessa direção e alguns estados anunciam datas de retorno ao modelo presencial de ensino. Ao mesmo tempo, já há o registro de ações na Justiça para impedir a volta, com decisões liminares e recuos. Uma mostra de que o tema não tem a unanimidade e mexe com o sentimento das famílias.

Agarrar-se ao que orienta a ciência, nesse momento, mostra-se como saída aos governos responsáveis por tomar tal decisão. E os estudos sugerem, basicamente, apostar forte no distanciamento social e na constante higienização. Um desafio e tanto aos locais onde ter turmas com mais de 30 crianças e adolescentes é algo comum e, em horários como o tradicional recreio, dezenas circulam pelo mesmo ambiente, ao mesmo tempo.

A volta às aulas parece estar mais próxima e cada cidade vive sua realidade no calendário. Porém, nenhuma poderá desprezar regras necessárias à preservação da saúde de todos. Os protocolos terão de ser seguidos com rigor, assim como muita conversa e orientação precisarão ser realizadas com os professores, funcionários e pais dos alunos antes das portas serem reabertas, ainda com o novo coronavírus presente.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados