Editorial

Várias cidades em uma

21 de Maio de 2022 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Um município com o tamanho de Pelotas tem em seus bairros, naturalmente, realidades bastante particulares. Rotinas, potenciais, problemas. E, sobretudo, personagens. Cada um dos aspectos das diferentes regiões da cidade é fruto do envolvimento de cada cidadão que ao longo destes quase 210 anos participou e participa da construção destes espaços. Ninguém mais do que os moradores conhece o lado bom do local onde vive. E onde o sapato aperta o calo, também.

Parte e testemunha do desenvolvimento da cidade, o Diário Popular acompanha permanentemente o que acontece e dá espaço a inúmeras vozes para que cobrem o que aquilo que deveria acontecer, mas que seguem causando transtornos. E é por conta desse compromisso que o Jornal inicia nesta edição mais uma etapa do projeto que pretende ampliar essa cobertura nos bairros e aproximar, ainda mais, o nosso jornalismo das comunidades.

Como já compartilhado com você, leitor, há algumas semanas, o DP recentemente foi um dos selecionados entre veículos de comunicação de todo o país para integrar programa da Associação Nacional de Jornais (ANJ) com a Meta (proprietária das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp) de aceleração do jornalismo digital. Nossa proposta não poderia ser outra que não o de aliar e ampliar a cobertura profissional diária da equipe de reportagem ao olhar acurado e sempre necessário de quem vive as múltiplas realidades da cidade.

O projeto Nosso Bairro, que inicia nesta edição com a primeira de uma sequência de reportagens sobre o Laranjal – e que contemplará todos os demais bairros –, tem esse objetivo. Abrir um amplo e irrestrito canal para que os pelotenses participem ativamente do Jornal. Mostrando suas visões, provocando nossa Redação a retratar tudo aquilo que agrada, que incomoda, que inquieta, que está dando certo, que está errado. Queremos e vamos fazer através dessa iniciativa, com cada colaboração, um jornalismo agregador, de busque soluções para Pelotas.

Nosso convite é para que cada cidadão seja mais que um leitor. Seja um parceiro do DP na tarefa de retratar todo dia, no impresso, no site e nas redes sociais, as diferentes Pelotas existentes dentro desse mesmo espaço coletivo que compartilhamos. Os canais estão abertos – confira na página 3 – e será um prazer contar com mais de 300 mil vozes e olhares construindo conosco o DP e a cidade que queremos.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados