Artigo

S.u.s.pira

20 de Janeiro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Paulo Rosa, obreiro hipocrático - prosasousa@gmail.com

O Serviço Útil em Saúde, de Piratini - S.u.s.pira - inaugurado em 1/1/2020, é instituição sem fins lucrativos, cuja central está instalada nos Altos da Serra dos Pedroso, terceiro distrito de Piratini. Visa o transcendente serviço lutar pelo incremento do bem-estar vital de todos os indivíduos do planeta, sem fazer distinção entre fauna, flora, gênero, cor ou credo. Trabalhando com uma filosofia sem fronteiras, ocupa-se do campo físico, psíquico, social e espiritual, como recomenda a veneranda Organização Mundial dedicada à saúde, desde 1948, esta com sede em Genebra.

De caráter transdisciplinar, o S.u.s.pira abriga em seus quadros todas as áreas profissionais vigentes, e as ainda por vir, numa gestão equânime e horizontal, tendo em suas paredes o dístico orientador, que a todos dá o Sul: "aqui, e acolá, ninguém é melhor que ninguém".

A gama de produtos, oriunda de nossos laboratórios, que será lançada de modo aleatório no mercado, não apresenta - avisa-se aqui de antemão - quaisquer conflitos de interesses: nada recebemos, nem cobramos por nossas pesquisas, não funcionamos com caixa 2 ou assemelhados, não adianta insistir, nossa modalidade é de transparência extrema, a ponto de que nossas paredes e telhados são de vidro, propiciando a toda população o acesso visual à equipe em ação, ou, eventualmente, poder lançar alguma pedra.

Nossa primeira pesquisa, vinda à luz no presente momento, responde à indispensável indagação: quanto de sódio ingere o amigo ao tomar água mineral? O tema foi considerado relevante, tendo em vista consagradas investigações cardiológicas, que mostraram a correlação entre a ingestão de grandes quantidades de sódio e o aumento da pressão arterial, com o cortejo de consequências. Os pesquisadores, pacienciosa e detalhadamente, foram às boas casas do ramo e verificaram os rótulos desses líquidos minerais, com suas letras microscópicas, observando ampla variação das quantidades de cloreto de sódio, o velho sal de cozinha, medido, o implicado sal, em miligramas por litro. Veja-se o resultado, posto em ordem crescente, de menos a mais sódio: Minalba 1,0 mg, Valle Vita 5,2; Bamboo 11,1; Floresta 17,1; Crystal 17,7; Água da Pedra 22,8; São Lourenço 36,0; Sarandi 83,7. Nosso ombudsman recomendou, e assim o fizemos, analisar também águas estrangeiras, para que não nos desqualifiquem como bairristas e terraplanistas: a francesa e chique Perrier alberga em seu seio 9,5 mg/l, a italiana Acqua Panna, 6,4; a também italiana S. Pellegrino, 31,2.

O corpo e a alma científica da novel instituição nutrem-se, como soe fazer o povo brasileiro, na fonte Machado de Assis e suas inspiradas paródias sobre procedimentos médicos, explicitados, por exemplo, no livro O alienista ou em sua farta produção teatral, especialmente a peça Nunca consultes médico, cujo mote completo é "... consultes alguém que teve a doença". 

S.u.s.pira tudo esclarece e melhora decididamente a tua vida.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados