Artigo

Sites: mais importantes do que parecem

03 de Julho de 2019 - 08h35 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Earle Martins - publicitário & relações públicas - martins@k2ponto.com.br

Ter um site não é apenas ter uma página na Internet. É muito mais do que isso. É a sua empresa no mundo virtual. Pode parecer algo simples, mas não é. Um site - também chamado de website - é algo complexo, que requer a mesma atenção que o gestor dedica à sua empresa física.

Por que sua empresa precisa de um site? Porque, sem ele, sua empresa está invisível, não basta apenas a presença física: neste momento, clientes em potencial estão pesquisando na web por produtos e serviços que atendam às suas necessidades. E estes usuários estão pesquisando no Google. É esta ferramenta de buscas que pode ajudar o seu negócio a ser encontrado no mundo virtual.

O site deve ser uma extensão do seu negócio. Assim como o endereço físico, ele deve estar em uma localização privilegiada, exibir a sua marca e converter visitantes em clientes. E como um site pode ajudar sua empresa e seus clientes a alcançarem seus objetivos? Um bom site precisa ser planejado para trazer informações sobre quem é a empresa, sua história, seus produtos e/ou serviços, de forma clara e fácil de encontrar. Ele também deve conter as perguntas frequentes (e as respostas, é claro!), notícias sobre a empresa, e inclusive pode ser em formato de blog, contendo dicas, eventos e cases, por exemplo. Por fim, o site precisa disponibilizar endereço completo, formulário de contato, e-mail, telefone ou WhatsApp e links para as redes sociais. Se a sua empresa pretende vender on-line, é preciso mais atenção ainda. Um e-commerce (loja virtual) demanda dedicação exclusiva e outros detalhes que abordarei em um próximo artigo.

Agora você se pergunta: como criar um bom site? A resposta a esta questão é recorrer a uma empresa ou profissional especializado. Um site não é algo barato, e você pode se organizar para investir conforme a complexidade do projeto. Outro detalhe importante: um site também possui custos mensais. Hospedagem e manutenção devem fazer parte da sua planilha de contas a pagar.

E isso é só o começo. Agora começa a ficar complexo. Um bom site deve estar preparado para abrir em desktops, laptops, tablets e celulares. Hoje, 70% do tráfego na internet é realizado via smartphones. E o Google esconde dos primeiros resultados os sites que não se ajustam às telas destes aparelhos.

O negócio não para por aqui. Para definir quem vai aparecer nos resultados de pesquisa, o Google possui diversos fatores para determinar se o seu site é relevante ou não (ou seja, se ele vai ser mostrado ou não). Um destes fatores são as palavras-chave sobre o seu negócio. O SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de buscas. Isso quer dizer que as palavras que vão fazer parte de seu negócio on-line também precisam ser planejadas, para garantir que seu site obtenha a visibilidade adequada.

Agora você já sabe: seu site deve atender às necessidades dos seus clientes, enquanto ajuda você a atingir os seus objetivos de negócio, aumentando sua visibilidade, criando oportunidades e gerando vendas.

 


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados