Artigo

Sete anos de "fumo ZERO"

03 de Dezembro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Roni Quevedo, médico

Há exatos sete anos a comunidade universitária da UCPel é informada sobre a Portaria nº 183, publicada 2 de dezembro de 2013 pelo reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior. "Considerando em específico o direito fundamental à saúde", estabelece a PROIBIÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS FUMÍGENOS, derivados ou não do tabaco, tais como cigarros, charutos, cachimbos, cigarrilhas, etc, em TODOS os recintos (Hospital Universitário São Francisco de Paula, do Campus Dr. Franklin Olivé Leite, das Unidades Básicas de Saúde sob a gestão da UCPel, da Rádio Universidade e da Casa da Criança São Luiz Gonzaga), fechados ou parcialmente fechados, ou simplesmente murados, onde seja permitida a permanência ou circulação de pessoas.

Ações do "fumo ZERO", com palestras para empresas, escolas, entidades assistenciais, além de intensa confecção e distribuição de plaquetas com apoio de dezenas de parceiros preocupados com a saúde, estenderam-se na comunidade de Pelotas.

Participação efetiva nas datas de 31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco - e dia 29 agosto - Dia Nacional Sem Fumo. Divulgação contínua através da mídia, alertando sobre os malefícios desta doença caracterizada como pediátrica, que causa problemas de saúde graves, crônicos, incapacitantes e muitas mortes inclusive em quem não fuma.

E ajudou muitos fumantes ao abandono do tabaco com o acolhimento, a orientação e o tratamento para esta doença que atinge 1/4 da população de Pelotas - são mais de 74 mil pelotenses que fumam ativamente.

O "UCPel Mais Saudável" abriga, entre outros, o projeto de prevenção e controle ao tabagismo. Conquistou um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS), "fumo ZERO", além do apoio das distintas parcerias, onde destacam-se Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Associação Médica Homeopática Brasileira, Conselho Federal de Farmácia - conforme os links abaixo:

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26977%3Acfm-apoia-programa-da-ucpel-para-combater-o-fumo&catid=3%3Aportal&Itemid=1

http://cremers.com.br/index.php?indice=24&¬iciaTremo=2144

https://amhb.org.br/amhb-apoia-programa-ucpel-fumo-zero/

http://www.cff.org.br/noticia.php?id=4664


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados