Editorial

Separe seu lixo

13 de Junho de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

É hora da população pelotense fazer a sua parte. Se por muito tempo a reclamação foi a pouca oferta do serviço de coleta seletiva, em menos de um mês essa realidade irá mudar, a partir do início do atendimento de 19 regiões da cidade, que passarão a contar com o atendimento.

Todos ganham com a ampliação da coleta de produtos recicláveis. Sacolas plásticas, garrafas, latas, vidros, tampas, papéis, entre outros materiais, deixam de ser despejados no meio ambiente, poluir mananciais e entupir a rede pluvial, para terem um destino correto. A iniciativa, ainda, beneficia inúmeras famílias, que trabalham nas cooperativas conveniadas com o Sanep. Trabalhadores que poderão, assim, melhorar a renda e qualidade de vida.

A proposta irá ampliar de 60% para 80% o serviço em Pelotas, mas só terá o efeito desejado se cada cidadão fizer a sua parte. Trata-se de um hábito que, sem continuidade, perde o efeito. Iniciar desde já a separação do material é uma dica. Reservar algum recipiente maior para acomodar o que, dentro de casa, ainda é visto como lixo, mas pode ser reaproveitado de diversas formas.

Como disse a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) sobre o projeto, "é preciso engajamento da população. Não adianta a gente ter projetos se as pessoas não acreditarem e sentirem que têm um papel importante a desempenhar".

A partir de 8 de julho, a coleta seletiva chegará a mais áreas. Se você mora nas regiões do Py Crespo, Santa Terezinha, Novo Mundo, Colina do Sol, Padre Réus, Simões Lopes, Balsa, Navegantes, Marina Ilha Verde, Recanto de Portugal, Las Acácias, Vila Assumpção, São Conrado, Vila Mariana, Colina Verde, Colônia de Pescadores Z-3, Balneários dos Prazeres, Valverde e Santo Antônio, fique atento e participe. A cidade agradece e todos ganham.

 


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados