Editorial

Quase 20 por 1

29 de Setembro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Cada cadeira para vereador em Pelotas será disputada por 19 candidatos. É o que indicava até ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por receber os registros dos nomes que pretendem disputar as eleições municipais 2020. Eram 402 inscritos para disputar o pleito ao Legislativo.

Pelotas poderá ter ainda uma das maiores renovações das últimas décadas na Câmara de Vereadores. De acordo com o TSE, dos 21 titulares, 12 buscam a reeleição. Logo, o processo deverá apresentar nove nomes novos em 15 de novembro, data do primeiro turno, o que equivale a uma renovação de 43%. Cenário que dará outra configuração à Casa do Povo pelos próximos quatro anos, numa oxigenação interessante e saudável à democracia.

A campanha chega hoje ao terceiro dia com os postulantes se apresentado aos eleitores principalmente pelas redes sociais. Mas para quem irá votar, consultar o site é uma boa dica nesse momento. Ali estão hospedados todos os nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereador, suas fotos, seus números, partidos e coligações, de todas as cidades do Brasil. E mais do que isso, a lista de bens declarados, os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral e a prestação de contas que terá de ser feita.

E nunca é demais destacar o papel que a nova Câmara de Vereadores terá na próxima legislatura. Além de seus deveres constitucionais, os eleitos serão responsáveis por ajudar na retomada do processo de mobilização pós-pandemia. Terão pela frente uma forte demanda comunitária e o compromisso de acompanhar, de perto, o trabalho do Executivo na reconstrução dos setores estratégicos da sociedade, como saúde, economia e educação.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados